Home equity vem crescendo no Rio
1 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? O home equity, modalidade em que o interessado obtém crédito utilizando o imóvel como garantia de pagamento, vem crescendo no Rio. Levantamento da plataforma Credihome by Loft mostra um avanço de 112% no número de contratos aprovados em 2023. E com relação ao volume de crédito concedido, a variação anual foi de 87%.
A pesquisa identificou ainda que 54% das pessoas utilizaram o empréstimo para saldar dívidas. Já 28% tiveram como objetivos investir em outro imóvel ou reformar o atual. E 13% escolheram aplicar o montante nas próprias empresas. Se você ficou interessado na modalidade, não perca o programa de amanhã, pois vou trazer mais dados sobre o home equity.
Mais dados sobre o mercado de home equity
2 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? Voltei com outras informações sobre o home equity, modalidade em que o interessado obtém crédito utilizando o imóvel como garantia de pagamento. Segundo Carlos Nogueira, diretor da plataforma Credihome by Loft, esse tipo de negócio oferece condições mais vantajosas e juros mais atrativos do que outras modalidades de empréstimo.
Nogueira explica que o empréstimo é calculado em cima do valor do imóvel, que precisa estar quitado, podendo chegar a até 60% do valor. A taxa de juros gira em torno de 11,4% ao ano, enquanto a do crédito pessoal chega a 119% ao ano. Além disso, o prazo para quitação pode chegar a 20 anos, enquanto que no crédito pessoal, por exemplo, o prazo costuma ser de 5 anos. Amanhã eu volto com orientações para quem deseja investir no home equity.
Entrevista José Carlos Queiroz de Oliveira, engenheiro da Riviera Construções
3 de fevereiro de 2024
Mercado imobiliário em 2024: opinião de Mariliza Fontes Pereira, CEO da Rio8 Incorporações
4 de fevereiro de 2024
“A expectativa da Rio8 para 2024 está pautada a partir do segundo semestre porque entendemos que o primeiro será de ajustes, principalmente, da taxa de juros que tem impactado muito as vendas não só do programa Minha Casa, Minha Vida como também de médio e alto padrão. Então, estamos aguardando esse momento para os nossos lançamentos. Acreditamos no Minha Casa, Minha Vida, mas ainda estamos sentindo uma dificuldade muito grande nas vendas. Isso porque muitas pessoas ainda estão com os seus nomes comprometidos por conta da pandemia e do desemprego. Mesmo assim, a nossa expectativa é bem forte para o segundo semestre”.
Mercado imobiliário em 2024: opinião de Wagner Nolasco, CEO da Take Action, fundo de investimento imobiliário
4 de fevereiro de 2024
“Eu tenho algumas previsões para o mercado imobiliário em 2024. Os juros vão baixar. Entre junho, julho e agosto, a taxa estará novamente em dados de pré-2019, ou seja, pré-Covid, e isso é muito bom para o setor porque vai aquecer as compras. Muitos produtos imobiliários americanos são alavancados porque usam hipotecas, o que ajuda na revenda dos imóveis. O grande problema é que temos um déficit imobiliário que vem desde 1930. As décadas de 30, 40, 50, 60 até 2010 foram fantásticas na produção de imóveis nos EUA, mas tivemos a crise de 2008 que afetou muito esse período de 2010 a 2020 e não produzimos tantos imóveis quanto nas décadas anteriores. Então, vai faltar imóvel, gerando alta de preço, baixa de juros e alta demanda”.
Dicas do Creci-RJ para evitar problemas com a locação de temporada
5 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? Carnaval chegando e os cuidados na hora de alugar um imóvel de temporada precisam ser redobrados. Pensando nisso, eu trouxe algumas dicas do Creci-RJ, o Conselho Regional dos Corretores de Imóveis. A primeira orientação de Marcelo Moura, presidente do conselho, e se certificar de que a pessoa que está negociando com você é um corretor de imóveis.
Para isso, basta solicitar o registro profissional do corretor. Além disso, peça ao profissional para ir até o imóvel e fazer uma chamada de vídeo de lá para confirmar a existência da unidade. Moura alerta ainda para nunca fazer nenhum tipo de transferência ou pagamento antes de ter todas as certezas.
Orientações da Credihome by Loft sobre home equity
6 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? Hoje eu trouxe dicas para quem deseja investir no home equity, modalidade em que o interessado obtém crédito utilizando o imóvel como garantia de pagamento. Segundo Carlos Nogueira, diretor da plataforma Credihome by Loft, é importante analisar todas as condições dos empréstimos para não cair em armadilhas.
Ele recomenda o CET (Custo Efetivo Total), que é a soma das taxas de juros, o IOF (Imposto sobre Operação Financeira), os seguros e demais despesas do contrato. Além disso, vale conferir se as parcelas cabem no bolso e verificar os pré-requisitos. Uma dúvida comum é o limite de idade. Hoje, no Brasil, a soma da idade com o prazo do empréstimo não deve exceder 80 anos.
Volume de crédito imobiliário com recursos do SPBE somou R$ 153 bilhões em 2023
7 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? O volume de crédito imobiliário com recursos das cadernetas do SPBE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo) somou R$ 153 bilhões em 2023, redução de 14,6% em relação a 2022, mas foi o terceiro melhor resultado histórico. Os dados são da Abecip (Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança).
Segundo a associação, em 2023, foram financiados quase 500 mil imóveis com recursos da poupança SBPE, resultado 29,9% inferior a 2022. A expectativa da Abecip é de recuperação ao longo de 2024, na medida do ritmo da queda da taxa Selic, da tendência de crescimento do emprego e da renda dos trabalhadores, o que poderá ampliar o número de potenciais mutuários.
Encontro Nacional da Indústria da Construção acontecerá de 2 a 5 de abril, em São Paulo
8 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? Quem está de olho em uma oportunidade de qualificação e de networking, a dica do programa é se programar para o 98º Enic – Encontro Nacional da Indústria da Construção. O evento gratuito acontecerá de 2 a 5 de abril, das 10h às 20h, no São Paulo Expo.
O encontro é promovido pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção) e contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais em uma série de debates. As inscrições podem ser feitas em cbic.org.br.
Geração própria de energia solar ultrapassa a marca de 26 gigawatts (GW) de potência instalada
9 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? A geração própria de energia solar acaba de ultrapassar a marca de 26 gigawatts (GW) de potência instalada em residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos no país. Com isso, o Brasil tem hoje mais de 3 milhões e 300 mil unidades consumidoras atendidas pela tecnologia fotovoltaica.
Os são da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR). Segundo a entidade, o Brasil conta com mais de dois milhões de sistemas solares fotovoltaicos instalados em telhados, fachadas e pequenos terrenos, ajudando a reduzir os custos dos consumidores com energia elétrica.
Entrevista Alex Veiga, CEO do Grupo Patrimar
10 de fevereiro de 2024
Mercado imobiliário em 2024: opinião de Pedro Wähmann, presidente do Secovi Rio
11 de fevereiro de 2024
“Neste ano, o Secovi Rio, dentre vários aspectos do mercado imobiliário, dará especial atenção ao setor de locação. Verificamos pelo PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que a população do Rio de Janeiro que mora em imóveis alugados cresceu de 17% para 21%, em cinco anos, marcando uma forte tendência. Por outro lado, a variação média dos aluguéis em 2023 foi de quase 20%. Portanto, até acima do CDI (Certificado de Depósito Interbancário). Como consequência natural de um mercado onde a demanda tem crescido mais do que a oferta, estimular investimentos em imóveis para locação residencial e acompanhar e combater proposições legislativas intervencionistas para que se possa manter a segurança jurídica que a atual lei inquilinária confere serão também campos de ação do Secovi Rio”.
Mercado imobiliário em 2024: opinião de Tanit Galdeano, presidente da Tao
11 de fevereiro de 2024
“Estou muito animada. Temos vários lançamentos e sei de outras incorporadoras que também estão para lançar. O mercado está bastante promissor e com muitas ideias novas. Claro que tudo tem os seus problemas. A Tao, por exemplo, está muito focada na Zona Sul, que é um ponto de desejo das incorporadoras em geral, mas há uma dificuldade de terreno. No entanto, hoje em dia existe uma solução maravilhosa que é incorporar uma casa preservada ou tombada ao projeto, o que traz muita elegância e agrada muito o cliente”.
Mercado imobiliário em 2024: opinião de Victorio Abreu, diretor da SAAU
12 de fevereiro de 2024
“A minha expectativa para 2024 é muito positiva. Acredito no crescimento do setor devido à redução da taxa de juros (Selic) já apontada pelo Banco Central. Como consequência disso, haverá um aumento da demanda, pois os juros do financiamento também tendem a reduzir. Outro item importante é a estabilização dos valores dos materiais, já que nos anos anteriores tivemos uma volatilidade muito grande, o que trazia uma insegurança no custo final da obra. Creio que este ano o mercado imobiliário terá um avanço bem expressivo”.
Mercado imobiliário em 2024: opinião de Caio Calfat, Caio presidente do conselho da Adit Brasil (Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico)
13 de fevereiro de 2024
“O mercado de multipropriedade no Brasil está crescendo e a expectativa é de avanço bastante acentuado para este ano, uma vez que já superamos crises anteriores, entre elas a da pandemia que foi totalmente superada. Para 2024, a previsão é que novos destinos sejam descobertos, entrando no mapa do turismo brasileiro, e também novos tipos de produtos para contemplar outros tipos de públicos além do casal jovem com filhos pequenos, que é o grande comprador da multipropriedade no Brasil. Já estamos vendo empreendimentos de alto padrão e outros onde os compradores são idosos, casais mais maduros e até solteiros. É o início da consolidação desse modelo de negócio no cenário turístico e imobiliário brasileiro”.
Mercado imobiliário em 2024: opinião de Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios):
14 de fevereiro de 2024
“O consórcio de imóveis conta, atualmente, com 1,7 milhão de participantes ativos. Ao anotar a comercialização de quase 780 mil cotas comercializadas no ano passado e registrar crescimento acima de 20%, esse segmento apresenta características exclusivas como prazos longos de pagamento, baixo custo, flexibilidade na utilização do crédito e poder de compra à vista. Torna-se ainda excelente opção para formação ou ampliação de patrimônio, além de possibilitar a geração de renda futura por meio do recebimento de aluguéis. Vale ainda destacar a importância da utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Em 2023, os consorciados utilizaram R$ 205 milhões do fundo, dentro das regras estabelecidas pelo Conselho Curador do FGTS. Acreditamos que, em 2024, ao manter o mesmo ritmo de crescimento, o consórcio continuará sendo a melhor opção para quem planeja a aquisição do imóvel”.
Mercado imobiliário em 2024: opinião de Rafael Thomé, presidente da Abadi (Associação Brasileira das Administradoras de Imóveis)
15 de fevereiro de 2024
“A expectativa é muito boa para 2024. No setor de vendas, ela acompanha a projeção de queda da taxa Selic para que a população tenha acesso ao crédito imobiliário mais barato e possa adquirir o imóvel. Para quem quer vender isso também é interessante porque haverá uma procura maior por unidades que, em 2023, tinham menor liquidez. E isso pode até baixar um pouco a pressão no mercado da locação, uma vez que poucos estão comprando imóveis no momento. Já para o setor de condomínios, a ideia é que os síndicos cada vez mais se capacitem e busquem tecnologias e inovações para melhorarem os serviços e a harmonia entre todos que residem”.
Mercado imobiliário em 2024: opinião de João Teodoro, presidente do Sistema Cofeci-Creci (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis)
16 de fevereiro de 2024
“O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) de 2024 tem um orçamento inédito de R$ 117 bilhões, dos quais 90%, segundo o governo, serão dirigidos para programas habitacionais de baixa renda, ou seja, o Minha Casa, Minha Vida. E esse programa vai financiar rendas familiares de até R$ 8 mil, o que atinge de maneira bastante acentuada a classe média baixa. Por outro lado, temos a classe média alta e os financiamentos de alto padrão que não têm problema de recursos. Já como entraves nós temos a preocupação com a reforma tributária, que promete elevar os juros, principalmente, na área de serviços que atinge também a construção civil. Mas estamos preparados para enfrentar tudo isso com uma série de atitudes que vem sendo adotadas pelo setor”.
Entrevista Hugo Santinon, diretor do Grupo Santinon
17 de fevereiro de 2024
Mercado imobiliário no Rio de Janeiro começou 2024 com alta nos valores dos novos contratos de locação
18 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? O mercado imobiliário no Rio de Janeiro começou 2024 com alta nos valores dos novos contratos de locação. Segundo o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, o crescimento na capital foi de 1,63% na comparação com dezembro. Com isso, o preço médio do metro quadrado foi de R$ 38,95, sendo, portanto, o 29º mês consecutivo de alta nos preços.
De acordo com o estudo, entre os principais motivos para mais um avanço registrado no valor do aluguel está a alta temporada de procura de aluguéis. Isso porque como muitos contratos vencem no final do ano, há uma demanda maior pela locação nos primeiros meses do novo ano.
Mais dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb
18 de fevereiro de 2024
Olá, como prometido, voltei com outros dados do Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb que aponta que janeiro também foi de alta nos contratos de locação na cidade do Rio. O levantamento indica que os imóveis de dois quartos foram os mais procurados no período, com 2,7% em comparação com dezembro. No primeiro mês do ano, o preço médio do metro quadrado dos imóveis de dois quartos foi de R$ 34,48.
Isso significa que uma pessoa que tenha decidido alugar um apartamento de 60 metros quadrados terá que desembolsar, em média, R$ 2.068 por mês de aluguel, sem contar o condomínio, o IPTU e as outras taxas. Amanhã eu volto com outro recorte da pesquisa mostrando os bairros do Rio que mais valorizaram nos últimos 12 meses.
Ranking dos 10 bairros que mais valorizaram no Rio nos últimos 12 meses
19 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? No programa anterior eu trouxe dados que mostraram que os aluguéis permanecem salgados no Rio. Segundo o Índice de Aluguel QuintoAndar Imovelweb, o avanço na capital foi de 1,63% na comparação com dezembro. O valor médio do metro quadrado no período foi de R$ 38,95, sendo, portanto, o 29º mês consecutivo de alta nos preços.
O estudo também mostra o ranking dos 10 bairros que mais valorizaram na cidade nos últimos 12 meses. A Barra da Tijuca ficou em primeiro lugar. Em segundo está Jacarepaguá e em terceiro aparece o Leblon. E na sequência estão Ipanema, Lagoa, Copacabana, Andaraí, Centro, Botafogo e Laranjeiras.
CIA Multiplataforma Imobiliária prevê um aumento nas vendas de 20% a 25% em 2024
20 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? Com o ciclo de queda da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, a CIA Multiplataforma Imobiliária está otimista para 2024. De acordo com Renato Teixeira, CEO da empresa, a expectativa é de um aumento nas vendas de 20% a 25% frente a 2023.
Teixeira disse ao programa que, apesar do momento desafiador que a CIA teve no ano passado, principalmente pós-eleições, a companhia registrou um avanço nas vendas de 16% no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Ele conta que os preços dos imóveis ficaram estáveis e que a maior procura aconteceu no segundo semestre para unidades de lançamento.
Avanço prevê lançar três empreendimentos em 2024
21 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? O cenário de queda consecutiva da Selic, a taxa básica de juros da economia brasileira, está animando as construtoras cariocas. A Avanço Realizações Imobiliárias, por exemplo, prevê lançar três empreendimentos este ano, sendo dois na Zona Oeste e um na Zona Norte.
A primeira região vai receber um loteamento, novo braço da empresa, e um residencial com apartamentos e casas. Já na Zona Norte, a Avanço vai investir no lançamento de um condomínio de casas. A expectativa com estes projetos é alcançar um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 270 milhões.
Inscrições abertas para o Prêmio Master Imobiliário
22 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? Vem aí mais uma edição do Prêmio Master Imobiliário, considerado o Oscar do setor. Empresas e profissionais de todo o país têm até o dia 28 de março para inscreverem seus projetos nas categorias Empreendimento e Profissional. A primeira categoria abrange trabalhos residenciais, comerciais, industriais, de lazer e outros, totalmente concluídos e entregues por empresas brasileiras no Brasil ou no exterior.
Já a segunda destaca trabalhos ou projetos nas áreas de marketing, comercialização, inovações tecnológicas, urbanismo e meio ambiente, entre outras. O evento de premiação acontecerá no dia 26 de agosto, em São Paulo. As regras e o formulário de inscrição estão em premiomasterimobiliario.com.br.
Lider, marca de mobiliário, é a responsável pelo design de interiores dos espaços do Rio Open
23 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? Dobradinha entre o setor de decoração e o Rio Open, maior torneio de tênis da América Latina que vai até o dia 25 de fevereiro, no Jockey Club Brasileiro, na Gávea. A Lider, marca nacional de mobiliário, é a responsável pelo design de interiores dos espaços do evento.
Os ambientes estão disponíveis no Corcovado Club e no Espaço Pedra da Gávea, ambos assinados pelo escritório UP3 Arquitetura. Segundo o arquiteto Cadé Marino, os lounges contam com uma iluminação criada especialmente para eles, com miniflorestas que remetem à vegetação carioca e com móveis que dialogam com essa proposta.
Entrevista Paulo Cezar Ximenes, diretor da imobiliária Sergio Castro Ouro
24 de fevereiro de 2024
Biometria facial já ajudou a identificar mais de 50 tentativas de fraudes na CredPago
25 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? A biometria facial está ganhando espaço no mercado imobiliário. Um exemplo é a CredPago, de fiança locatícia, que implementou a tecnologia para a validação de novos contratos há um mês e meio e já detectou mais de 50 tentativas de fraude.
A estimativa da empresa com a ferramenta é evitar este ano mais de R$ 7 milhões em gastos com fraudes. De acordo com a CredPago, a tecnologia funciona como uma etapa adicional de verificação de identidade que comprova se quem está em contato com a imobiliária para alugar o imóvel é de fato quem diz ser. A verificação de titularidade é realizada em parceria com a Unico, startup de biometria facial.
Startup Lobie já transformou oito hotéis em residenciais com serviços
25 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? Os imóveis compactos, localizados em pontos estratégicos do Rio, estão se destacando na cidade. Prova disso é que a startup Lobie, especializada em moradia por assinatura ou aluguel de diárias, já transformou oito hotéis em residenciais com serviços, a maioria na Zona Sul, além da Barra da Tijuca. A empresa fechou 2023 com 788 unidades em carteira, que representam um volume de R$ 394 milhões sob gestão.
Segundo Ernesto Otero, CEO da startup, o resultado considera os oito hotéis transformados pela Lobie e também as parcerias com empresas como o Opportunity Imobiliário. E para 2024, Otero adianta que estão previstas mais cinco parcerias, que vão totalizar 639 imóveis compactos, distribuídos entre Rio e Niterói. Uma delas será com a incorporadora Safira em mais um residencial no Centro do Rio.
Secovi Rio vai promover no dia 13 de março o Panorama do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro
26 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? O Secovi Rio (Sindicato da Habitação) vai promover mais uma edição do Panorama do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro. O evento gratuito acontecerá no dia 13 de março, a partir das 9h, no auditório da Fecomércio, no Flamengo.
O objetivo é apresentar os principais indicadores de 2023 sobre condomínios, locação, venda, compra, ações condominiais e locatícias, lançamentos e financiamentos em todas as regiões da cidade. O Panorama também contará com dados inéditos, além de palestrantes que vão apresentar as tendências para este ano.
Parceria entre o Insper e a Loft vai fomentar pesquisas para o mercado imobiliário
27 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? Pesquisas são sempre bem-vindas no mercado imobiliário, pois dão um norte das tendências e preferências de quem deseja comprar ou alugar um imóvel. A mais recente iniciativa nesse sentido é a parceria entre o Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa) e a startup imobiliária Loft.
As duas empresas vão promover o intercâmbio de dados para a elaboração de pesquisas conjuntas sobre o setor. A ideia é impulsionar as imobiliárias e facilitar a tomada de decisão para compradores, vendedores ou interessados em aluguel.
CTV Construtora lançará dois residenciais no primeiro semestre
28 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? Otimismo no mercado imobiliário carioca. A CTV Construtora lançará dois residenciais no primeiro semestre. O primeiro será no Campinho, na Zona Norte. O CTV Vitória, residencial pelo programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) terá 108 unidades, lazer na cobertura e segurança. A expectativa é alcançar um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 36 milhões.
Já o segundo lançamento será no Porto Maravilha, marcando o início da trajetória da CTV com projetos de retrofit. Em parceria com a Pilar Capital, fundo de investimento, a construtora adquiriu o prédio que já sediou a Cedae, na Rua Sacadura Cabral, para transformá-lo em um residencial de 160 unidades. O projeto terá apartamentos de um quarto e estúdios, lazer no rooftop e lojas no térreo. O VGV estimado é de R$ 60 milhões.
Projetos de retrofit estão em alta no Rio
29 de fevereiro de 2024
Olá, tudo bem? Projetos de retrofit são uma tendência no Rio. O Opportunity Imobiliário, por exemplo, tem dois empreendimentos com este perfil: o Glória Residencial Rio de Janeiro, retrofit do icônico Hotel Glória na Zona Sul, e o Casa Mauá Residencial, retrofit do antigo Hotel São Francisco no Centro da cidade.
Segundo Jomar Monnerat, gestor do Opportunity Imobiliário, o retrofit tem muitas vantagens. Uma delas é dar nova vocação a edifícios não ocupados em locais como o Centro do Rio que tem carência de terrenos para começar uma obra do zero. Ele diz ainda que a técnica traz modernidade, renovação, segurança, já que é preciso adequar a construção antiga às normas atuais, e sustentabilidade, pois reaproveita a construção existente.