Spillover é o fenômeno que ocorre quando determinadas condutas são disseminadas coletivamente. Com a Covid-19, o isolamento foi algo imposto a todas as pessoas do mundo e por isso levou a uma renovação do meio ambiente. Milhares de imagens fora propagadas nas redes sociais e veículos de comunicação, desde abril, de praias mais limpas, animais vivendo de forma mais harmônica, e qualidade do ar mais satisfatória em diversos lugares do planeta.
Neste mês de Junho se comemora o mês do Meio Ambiente, e a ONU (Organização das Nações Unidas) promoveu várias lives acerca do tema central deste ano: Biodiversidade. E como a crise da COVID-19 mostra que ao se destruir a biodiversidade são criadas as condições ideais para propagação de patógenos, incluindo os diferentes tipos de coronavírus. Rodrigo Berghahn, coordenador Pedagógico da Minds English School, que dissemina atitudes para a melhoria do meio ambiente para mais de 10 mil estudantes, separou 5 ações simples que acarretam benefícios ao meio ambiente para colocar em prática no seu isolamento:
1) Troque o copo de plástico por uma caneca
Uma garrafa de plástico leva mais de 400 anos para se decompor. Dê preferência pelo uso de canecas e embalagens que não sejam feitas de plástico para cozinhar/usar na sua residência.
2) Se precisar sair de casa: vá de bike!
Todos os anos, a ONU elege um tema de conscientização para o Dia Mundial do Meio Ambiente, este ano foi sobre Biodiversidade. Em São Paulo e outras grandes cidades são poucos os transportes sem a emissão de gás poluente e que não prejudiquem as espécies. Use a bike, caso precise sair de casa!Faça a sua parte pelo meio ambiente e ainda melhore o seu condicionamento físico.
3) Plante uma árvore e/ou tenha a sua própria horta em casa
Na Minds Idiomas já formamos mais de 10 mil alunos. Todos, ao se formarem, plantam uma árvore. Se você não tem a oportunidade de fazer isso: faça uma horta em casa. Há vários canais no youtube que explicam como fazer a sua mini horta e ainda melhorará o ambiente da sua casa e a sua saúde mental neste período de isolamento.
4) Comece a separar o lixo para ser reciclado
Claro que dependemos das prefeituras para que o lixo seja destinado aos locais corretos de reciclagem, mas que tal fazer a sua parte? Veja no seu condomínio se há coleta seletiva e/ou no próprio bairro. Isso desencadeia uma consciência coletiva!
5) Colete lixo na praia após tudo isso passar
Você vai se surpreender. A ONG Ocean Conservancy reuniu 504 mil voluntários em 112 países para recolher lixos nas praias. Foram contabilizados: 13,8 milhões de itens, mais de 8 mil toneladas. No Brasil foi 1,4 toneladas em 55 km da costa e as bitucas de cigarro e embalagens de comida lideram. Quando tudo isso passar coloque na sua listinha de ir à uma praia e contribuir com o meio ambiente!