Entenda como usar cores marcantes na decoração
Você é daquelas pessoas que sempre investe nos tons mais neutros? Pois saiba que cores marcantes como azul-royal, laranja, amarelo e vinho podem e devem fazer parte da sua decoração. Para quem pretende apostar em algo mais quente, o arquiteto Fernando Brandão é um dos que investe nas paletas de cores que fogem da mesmice. “Gosto de inovar e fugir do convencional. Muitas vezes opta-se por bege e cinza a priori por segurança e talvez até por preguiça pensando numa situação pseudo-neutra. Embora as tonalidades também tenham sua pertinência”, explica o arquiteto.
Fernando usa cores marcantes inclusive no teto, trazendo mais luminosidade e personalidade ao ambiente. “Gosto de arquitetura lúdica, divertida, bem-humorada, que conta uma história”, diz. Em um dos seus projetos, a sala de estar recebeu um mix de cores vivas, como o azul-royal, amarelo e vinho. O visual arrojado foi garantido pela mescla de obras de arte brasileiras com mobiliário comprado em lojas locais.
E até nos ambientes comerciais, as cores mais fortes podem ser utilizadas. A sala de reunião do escritório de Brandão, em São Paulo, trouxe o laranja de uma forma mais intensa nas paredes e nas poltronas. O especialista ressalta que existe uma reticência ao utilizar tons escuros no teto, porém, ele mostra que quando é combinado com cores vibrantes e uma boa iluminação, não existe restrição para o uso. Para não errar na escolha, Brandão lembra que é importante ter equilíbrio. “É preciso encontrar a harmonia entre os contrastes, cores que se suplementam e que se complementam”, orienta.
Publicar comentário