Bonecas de pano serão uma das atrações da Patchwork Design
Patchwork Design será realizado de 25 e 28 de abril, no Clube Monte Líbano
O fascínio pelas bonecas está presente em quase todas as civilizações. E, hoje, a confecção de bonecas de pano é a que mais cresce no mercado de artesanato, atraindo admiradores e colecionadores de várias idades. Quem não consegue resistir ao encanto delas, seja para brincar, colecionar e até decorar, terá a oportunidade de conhecer 27 bonecas de vários estados brasileiros e de outros países na exposição “Boneca de Pano é Gente” – Exposição Internacional de Bonecas, uma das atrações da 18ª edição da Patchwork Design, que vai de 25 e 28 de abril, no Clube Monte Líbano, na Lagoa.
O destaque é para a boneca “Mumbi – Deusa da Criação” da artista plástica queniana Naomi Wanjiku. Naomi é agenciada pela galeria de arte inglesa “OctoberGallery” e já apresentou obras no Brasil na exposição Contemporâneo em 2013 e no museu Afro Brasil em São Paulo em 2015. Zeca Medeiros, curador da exposição, explica que a exposição é uma homenagem a “boneca/gente” Emília, criada por Monteiro Lobato. “Objeto que alimenta fantasias infantis em milhões de lares mundo afora e acompanha o homem há milênios, a boneca povoa até mesmo o inconsciente de adultos”, lembra.
Para Perla Rafaelly, uma das expositoras e curadora da exposição, o mercado de bonecas de pano hoje é amplo e está em crescimento direcionado para o público adulto e infantil. Algumas pessoas fazem por hobby, terapia, para presentear ou para vender e fazer renda. Segundo a artesã, no mundo do artesanato do pano onde o tecido é a matéria prima principal, as bonecas já tomaram um espaço significativo entre 35 a 40% e vem crescendo cada vez mais. “As feiras de artesanato e as redes sociais são grandes colaboradoras para esse crescimento. Existem expositores ou artesãos que sustentam suas famílias com as vendas de bonecas, matérias e moldes para confecção das mesmas e workshops para ensinar a confeccionar as bonecas”, diz.
Entre os trabalhos que serão apresentados na exposição está a boneca Frida, da artesã de Aracruz/ES, Ana Paula Cavalari. A boneca ganhou medalha de bronze na Exposição de Arte Bunkyo em 2015. Ana Paula é dona do Estúdio Cavalari e desenvolveu o projeto Bonecas do Bem, que doa uma boneca para uma criança em necessidade para cada duas bonecas vendidas. A Patchwork Design vai reunir estandes de serviços e produtos da indústria têxtil como tecidos, maquinários, revistas e livros, produtos de decoração, cama, mesa, banho, vestuário e acessórios artesanais. Além da feira haverá seis oficinas gratuitas por dia para quem quiser aprender a fazer alguns produtos em patchwork. Serão 15 vagas por aula e as inscrições podem ser feitas no local.
18ª edição da Patchwork Design
Data: de 25 a 28 de abril
Local: Clube Monte Líbano
Rua Borges de Medeiros, 701 – Lagoa
Horário: das 13h às 19h
Entrada: R$ 24 inteira e R$ 12 meia
www.bializ.com
Outras notícias sobre decoração, clique aqui.
Publicar comentário