Construção civil gerou em maio mais de 22 mil vagas com carteira assinada
Pelo quinto mês consecutivo, a construção civil registrou resultados positivos em seu mercado de trabalho, segundo dados de maio do Novo Caged, divulgados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia. De acordo com o levantamento, foram geradas em maio 22.611 novas vagas com carteira assinada. O segmento mantém o ritmo de vagas criadas em março (24.315) e abril (21.537), mas continua quase 50% inferior ao observado nos dois primeiros meses do ano (média de 44.115).
A economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos, afirma que o setor segue criando novas vagas formais em seu mercado de trabalho e permanece em recuperação do seu processo produtivo, mas num ritmo menor do que poderia. “Esse cenário reflete os efeitos de dificuldades que persistem, como a pressão exercida pelo aumento dos preços dos insumos”, diz.
Desde janeiro, o mercado de trabalho formal vêm registrando número de admissões superior ao número de demissões. De janeiro a maio de 2021 foram criadas 1,233 milhão de novas vagas. “Ressalta-se a importância desses números que, apesar do agravamento da pandemia, em função da segunda onda da Covid-19, foram positivos. A redução na mobilidade da população parece ter sido menos intensa do que a registrada no primeiro semestre de 2020”, frisa a economista.
Publicar comentário