×

Sustentabilidade e economia

A preocupação com o meio ambiente é uma realidade no mercado imobiliário. As novas construções apresentam soluções sustentáveis que permitem utilizar os recursos naturais de forma consciente e que ainda ajudam na redução da taxa condominial. É o caso do Guess, residencial pronto para morar da Fernandes Araujo em Jacarepaguá. O empreendimento conta com sistema de energia solar atendendo a área comum, captação e reuso de água pluvial e previsão para medidor individual de água na unidade. “A cota condominial é uma das despesas que mais pesa no bolso do cliente. Por isso, é importante desenvolver projetos pensando em um valor de condomínio mais dentro da realidade”, comenta Flavia Katz, gerente de Marketing da empresa.

Outra tendência é deixar o carro na garagem e dar preferência às bicicletas. O Park View Comfort Homes, da Avanço Realizações Imobiliárias no Recreio dos Bandeirantes, contará com bicicletário com bikes elétricas entregues para o condomínio. “Assim, serão menos veículos nas ruas e menos poluição”, lembra Sanderson Fernandes, diretor da empresa. Além disso, o empreendimento terá captação de água da chuva para reutilização nas áreas comuns; torneiras automáticas nas áreas comuns; sensor de presença nas áreas comuns; hidrômetros individualizados; preparação para coleta seletiva de lixo; e horta na área comum.

Sustentabilidade no econômico

Pelo programa Minha Casa, Minha Vida, a Riooito lançou recentemente o Cenário dos Pássaros, em Teresópolis. De acordo com a diretora da empresa, Mariliza Fontes Pereira, o condomínio contará com captação de águas de chuva para torneiras de jardins das áreas comuns, estação de tratamento de esgoto (ETE), medição individualizada de gás e energia, além da preservação de áreas verdes e plantio de árvores no condomínio. “Também faremos o reflorestamento de todo o entorno do rio que margeia o empreendimento. A sustentabilidade é fundamental em nossos projetos”, afirma Mariliza.
Já no Viva Vida Recanto, lançamento da Direcional Engenharia em Guaratiba, tanto nos apartamentos quanto nas áreas comuns, a medição de água será individualizada e os banheiros terão bacias sanitárias de duplo acionamento, ou dual flush, que despejam três ou seis litros de água conforme a necessidade. As torneiras contarão com arejadores, o que ajudará a reduzir o consumo de água. Além disso, as luminárias no hall das torres terão sensor de presença e haverá coleta seletiva de lixo.

E em Nova Iguaçu, o Conceito, da CAC Engenharia em parceria com a Jeronimo da Veiga, terá bicicletário com bicicletas compartilhadas, elevadores inteligentes e sistema de reuso de água.

Publicar comentário