×

Saiba o que é tokenização de imóveis

Você sabe o que é tokenizar? Segundo Rubens Neistein, cofundador da Insignia, membro da Fundação Internacional de Blockchain Real Estate Expertise, é a pessoa vincular um ativo real (um apartamento, uma sala comercial, um galpão ou um prédio) em um processo chamado de tokenização que tem toda uma auditoria. De acordo com Neistein, Não é só criar um token. “Você cria o token que irá representar aquele ativo, mas ele precisa de toda uma vinculação jurídica por trás, que inclusive vincula o token diretamente com o ativo, dando solidez e valor para ele. Ou seja: aquele token efetivamente está representando aquele ativo ou fração daquele ativo”, disse o executivo ao podcast “IndaHousi”, iniciativa da plataforma Housi. A empresa pretende expandir seus negócios no setor a partir da educação, explicando a tecnologia blockchain e a tokenização de imóveis de forma simples e prática via podcast.

O processo de tokenização pretende facilitar ainda mais a vida de quem quer alugar ou comprar imóveis. Esta é uma das principais premissas da Housi, que já oferece o aluguel simplificado em sua plataforma, na qual é possível alugar casas e apartamentos por poucos dias ou longas temporadas com apenas um clique. Agora, com o cashback token, a empresa utiliza a tecnologia blockchain para garantir novos benefícios aos seus clientes. A novidade funciona como um utility token, uma espécie de criptoativo ligado a benefícios específicos, e garante descontos nas despesas operacionais dos imóveis. O projeto é uma parceria com a incorporadora Vitacon.

O cashback token é baseado em blockchain e foi desenvolvido pelas equipes de TI e jurídico da Housi. Inicialmente, ele está disponível apenas para os compradores de algumas unidades do ON Jardins, em São Paulo, mas a intenção é expandir a iniciativa para todos os seus mais de 50 mil imóveis no Brasil. Quem investe no empreendimento, recebe cashback em tokens da Housi para iniciar ou compor sua carteira digital. Eles podem ser transacionados digitalmente assim como as criptomoedas, e prometem ainda mais inovação para o segmento imobiliário.

“A pessoa que comprar um apartamento do ON Jardins recebe uma parte do imóvel em tokens, em uma carteira digital. Esses tokens geram uma receita mensal que é abatida do preço do condomínio. Ou seja, você compra um imóvel com condomínio muito mais barato, que pode chegar a quase zero. Isso aumenta a sua rentabilidade, e para o inquilino isso é sensacional, porque ele também tem menos condomínio para pagar, isso é um atrativo sem tamanho”, explicou Alexandre Frankel, CEO da Housi.

Publicar comentário