Como inserir estampas na decoração
As estampas na decoração podem ser grandes aliadas, pois elas quebram a monotonia das composições e dão personalidade aos ambientes. Para acertar no mix, no entanto, é preciso ter bom senso na hora de usá-las. “O primeiro passo ao aderir às estampas é tomar cuidado com o exagero. Normalmente, uso uma cor de base como ponto de partida para fazer a composição das estampas. Outra dica é não misturar padronagens das estampas sem uma conexão de cor”, sugere a arquiteta Fernanda Andrade.
Com relação aos locais de aplicação das estampas, não há regra, segundo a arquiteta Flávia Roscoe. “Não há limitação, as estampas aparecem em paredes, almofadas, móveis e cortinas. Tudo depende da proposta do ambiente. Mas, alguns espaços são mais propensos a receber cores e estampas. Os quartos infantis são um bom exemplo disso”, destaca. E mix de estampas? Pode usar? “Assim como na moda, na decoração dá para apostar em um mix. Bolinhas e listras são exemplos de estampas atemporais e que combinam bem. Outra combinação muito bonita é listra com floral. Estampas geométricas também são fáceis de serem combinadas com outras padronagens”, indica Fernanda.
Outra preocupação com as estampas na decoração é a sensação de que elas diminuem o espaço, mas nem sempre o tamanho do ambiente interfere na escolha. “O lavabo fica muito bonito com um papel de parede ou um revestimento diferente, apesar de ser um espaço pequeno. Um projeto equilibrado, com proporções agradáveis e a presença das estampas, se coerente com o espaço, é o que deve ser prioridade”, explica Flavia. As estampas podem cansar o olhar. Para evitar que isso aconteça, Fernanda diz que o principal é evitar excessos e investir em estampas atemporais, elegantes e versáteis. “O ideal é sempre equilibrá-las, seja nos desenhos ou nas cores, para não sobrecarregar o ambiente”, conta.
Leia também Veja como misturar os estilos clássico e contemporâneo
Publicar comentário