×

ABNT alerta para segurança no envidraçamento de sacadas

A pandemia despertou o interesse de muitas famílias em melhorar o ambiente de suas casas. Muitos foram adeptos ao “faça você mesmo” com pequenas mudanças e reconfigurações de espaços, outros procuraram por novos projetos com grandes reformas e construções. Cada um à sua maneira, grande parte da população começou a ver o lar de outra forma. Afinal, o ambiente onde as famílias passavam pequena parte do dia para desfrutar de um tempo de qualidade juntos, agora, além de ser o lar, é também o escritório, a escola, o restaurante e até mesmo o local de lazer de adultos e crianças.

Segundo dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE, o segmento de materiais de construção é um dos que mais crescem desde março de 2020, início da proliferação do coronavírus no país. Em agosto de 2020, por exemplo, as vendas aumentaram 24,1% em comparação ao mesmo mês de 2019.
O home office foi um dos grandes responsáveis por toda essa mudança. Adaptar um cantinho da casa à nova necessidade foi um grande incentivo para a busca por orientação profissional. Em muitos casos, a sacada foi o melhor lugar para servir de escritório. “Para os apartamentos que não dispõem de uma área reservada para home office, a varanda gourmet ganha um duplo uso: no horário comercial, pode ser utilizada como espaço para trabalho e, nos demais momentos, volta a assumir a sua função prioritária: ambiente de convívio para reuniões de amigos e familiares”, explica Guilherme Benevides, vice-presidente de Operações da Gafisa. A construtora entende que a força desta área deve se manter nos projetos construtivos e, por isso, todos os empreendimentos lançados em 2020 já preveem sacadas.

Seguindo a mesma linha de pensamento, o Grupo Patrimar lançou 180 unidades com varanda em 2020, sendo elas do High Line e do 2300 RJ, ambos os empreendimentos em Belo Horizonte. “Usar as varandas para o home office diante da demanda de um espaço para trabalho é uma ótima forma de aproveitar esse ambiente. Muitos apartamentos não possuem espaço destinado ao escritório e também não tem um espaço compartilhado no edifício com essa função. Dessa forma, reinventar a varanda para uma nova utilidade é uma grande aposta”, reforça Lucas Couto, Diretor Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar.

Um dos investimentos mais solicitados nessa transformação é o envidraçamento das sacadas. A instalação de vidros no ambiente proporciona mais conforto para os moradores, oferece segurança para as crianças e pets, além de proteger do vento, chuva e barulho, tornando a convivência no espaço mais tranquila. A decisão de instalar os vidros na sacada não pode partir somente do morador, mas deve ser discutida por todos os condôminos para que haja um padrão e seja verificado se a estrutura do empreendimento suporta a instalação.

Para garantir a segurança dos edifícios e moradores, é importante que os profissionais envolvidos sigam os requisitos e métodos de ensaio que asseguram o desempenho dos sistemas de envidraçamento de sacadas. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estabelece estas diretrizes por meio da norma ABNT NBR 16259.

O documento conta com orientações como:

– Se o sistema utilizar painéis de vidro, estes devem ser vidro de segurança laminado (conforme ABNT NBR 14697) e vidro de segurança temperado (conforme ABNT NBR 14698).

– O tipo de vidro utilizado deve atender aos valores de pressão de vento e os critérios estabelecidos para cada região do País onde o sistema será instalado.

– A espessura deve ser calculada de acordo com o estabelecido pela ABNT NBR 7199.

– O sistema de envidraçamento de sacadas deve conter trava ou travas de segurança para os painéis quando recolhidos. As travas devem manter a integridade do sistema em caso de esforços ou impactos, e sua existência deve ser comprovada visualmente.

– Deve-se estabelecer o peso total do conjunto de cargas quando o sistema estiver totalmente aberto e a carga concentrada em pontos determinados.
Neste caso, deve-se considerar as cargas eventuais que a sacada envidraçada pode suportar. Considerar que o ponto crítico é a área de recolhimento dos painéis, quando o sistema ficar aberto.

– Na elaboração do projeto, deve-se consultar o engenheiro calculista do edifício ou a construtora do prédio, sendo o mesmo envolvido na elaboração e aprovação do projeto.

– Recomenda-se que a empresa contratada para o fornecimento do sistema de envidraçamento de sacada disponibilize para o contratante a documentação de responsabilidade técnica do projeto e execução do sistema, devidamente registrado em órgão competente.

– Deve-se submeter o sistema à pressão de vento e à pressão de segurança, conforme descrito na norma.

– Os sistemas, de acordo com seu tipo, devem resistir aos ensaios especificados no documento, sem que haja ruptura dos vidros, deterioração ou ruptura de qualquer componente e deterioração do seu desempenho, quanto à suas funções de abertura e fechamento.

– O sistema deve suportar 10 mil ciclos completos de abertura e fechamento, incluindo o movimento deslizante e pivotante.

Mais informações e acesso à norma podem ser encontrados em https://www.abntcatalogo.com.br/norma.aspx?ID=311297.

Publicar comentário