Onda de calor aumenta a utilização do ar-condicionado
1 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? A onda de calor que atinge o Rio nas últimas semanas faz com que as pessoas tenham que utilizar cada vez mais o ar-condicionado. Para aliviar o bolso, uma das recomendações do engenheiro David Gurevitz, diretor da Delphi, é trocar o equipamento antigo por um modelo mais moderno, o que pode garantir uma economia de energia elétrica de até 80%.
Além disso, vale observar o tamanho do aparelho. Segundo o especialista, quando o ambiente é pequeno, com até 12 metros quadrados, basta um modelo de baixa capacidade. Já em cômodos maiores é necessário levar em consideração a quantidade de pessoas que o frequentam e os equipamentos existentes para que seja feito um cálculo correto de carga térmica.
Top 10 dos itens mais desejados no imóvel
8 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? Usar a internet para encontrar um novo lar tem como vantagem a possibilidade de selecionar diversos filtros que ajudam a encontrar a unidade ideal. E para quem busca um imóvel para comprar no Rio, há, inclusive, um top 10 dos itens mais desejados.
Segundo estudo do QuintoAndar com base nas pesquisas feitas na plataforma, a cobertura aparece em primeiro lugar. Em segundo está sol da manha e, em terceiro, vista livre. Armários na cozinha e imóveis novos ou reformados completam os cinco primeiros do ranking. E na sequência dos mais buscados estão armários embutidos no quarto, rua silenciosa, luminosidade natural, ar-condicionado e piscina privativa.
Entrevista com o advogado Marcelo Tapai sobre cota hoteleira
9 de dezembro de 2023
Dicas para deixar a casa decorada no Natal
10 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? Faltando menos de um mês para o Natal, é hora de começar a preparar a casa para receber familiares e amigos em grande estilo. A decoração pode ser desde aquela tradicional até a mais ousada, fugindo um pouco dos padrões. Para ajudar a compor o seu lar, o programa reuniu algumas dicas da ABUP (Associação Brasileira de Empresas de Utilidades e Presentes).
De acordo com Jamil Rima, presidente da associação, as decorações natalinas nos últimos anos têm promovido uma atmosfera mais leve, clean e prática, mas sem perder a magia da ocasião. Também se observa uma maior procura por itens em dourado e verde, como nova alternativa ao padrão vermelho e verde. E para quem não abre mão do vermelho, o especialista esclarece que o tom permanece no décor como símbolo do encanto do Natal.
MRV promove campanha sobre o câncer de pele
10 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? Com a chegada do Dezembro Laranja, campanha para conscientizar sobre o câncer de pele, a MRV se uniu à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) para reforçar a importância do EPI Protetor Solar como rotina de trabalho. A construtora está promovendo ações em diversos canteiros de obra pelo país e, aqui no Rio de Janeiro, o encontro aconteceu no empreendimento Esplendor Carioca, em Inhaúma/Del Castilho, na Zona Norte.
No evento, médicos da SBD falaram sobre a importância de utilizar diariamente o filtro solar e sobre o diagnóstico precoce com uma demonstração de como identificar sinais suspeitos no corpo.
Aumenta a procura por seguro residencial no país
11 de dezembro
Olá, tudo bem? Frequentes eventos climáticos como chuvas com alagamentos e até as altas temperaturas que acabam trazendo episódios de falta de luz nas casas têm aumentado a demanda por seguros residenciais. Para se ter ideia, a Bradesco Seguros registrou crescimento de quase 20% neste segmento. O trabalho híbrido, modelo que continua sendo adotado por muitos profissionais, também é responsável pela procura.
Segundo Saint’Clair Lima, diretor da seguradora, o crescimento na contratação de seguros residenciais demonstra a grande importância que os brasileiros atribuem à proteção de seus lares e bens. O executivo complementa que as seguradoras estão trabalhando cada vez mais para oferecer opções acessíveis e abrangentes de serviços que protejam as residências.
Bruno Gagliasso e SAAU fazem censo em Teresópolis
12 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? O mercado imobiliário está ciente de que não basta só lançar e construir empreendimentos. É preciso também estar envolvido com causas sustentáveis e sociais. Um exemplo pode ser visto no Quinta das Amoras. O ator e empresário Bruno Gagliasso, sócio do empreendimento da SAAU no Vale Alpino, em Teresópolis, está engajado em conhecer com detalhes os moradores do entorno do condomínio que está sendo construído por eles na região.
Prova disso é que foi realizado um censo em mais de 50 casas, totalizando cerca de 200 pessoas que serão beneficiadas nesta primeira fase por meio de uma parceria público-privada. Entre as necessidades estão melhorias nas casas e intervenções locais como pavimentação e recuperação do rio que corta a Estrada do Alegria, reforma da ponte, limpeza e a construção de um posto de saúde.
Mais detalhes sobre o censo feito em Teresópolis
13 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? Voltei com mais detalhes sobre o levantamento do Quinta das Amoras sobre o entorno onde o empreendimento está sendo construído, que fica no Vale Alpino, em Teresópolis. O mapeamento também indicou a necessidade de qualificar os moradores por meio de cursos profissionalizantes, entre eles jardinagem, fotografia, portaria, concierge e guia turístico.
Segundo o ator e empresário Bruno Gagliasso, sócio do empreendimento, foi feita uma parceria com o Senac RJ para que essa mão de obra local possa ser também absorvida no Quinta das Amoras, resgatando a autoestima e gerando emprego e renda. Além disso, os empreendedores querem incentivar a agricultura familiar para evitar o êxodo rural.
Mais de 80% dos edifícios brasileiros são do século passado
14 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? De acordo com o Censo Demográfico do IBGE deste ano, os novos domicílios brasileiros têm, em média, menos de três pessoas: hoje, são 2,79 moradores por residência. Nesse cenário, os condomínios precisam se adaptar à realidade das famílias, com menor número de moradores, e investir em espaços que atendam a necessidade dos novos formatos familiares.
Segundo Rodrigo Della Rocca, CEO e cofundador do CondoConta, fintech especializada para condomínios, mais de 80% dos edifícios brasileiros são do século passado. Ele ressalta que empreendimentos construídos à época estão tomando uma nova forma para se adequar às necessidades de hoje. As comodidades nos espaços comuns dos condomínios estão ganhando força, bem como as preocupações com segurança e praticidade.
Casa Mauá Residencial tem 95% das unidades vendidas em seis horas
15 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? O Reviver Centro 2 já começa a colher frutos. Prova disso é que o Casa Mauá Residencial, primeiro empreendimento pronto para morar pelo plano da Prefeitura do Rio teve 95% das 223 unidades comercializadas em apenas seis horas. A abertura de vendas aconteceu no último dia 30, no prédio da antiga Bolsa de Valores, no Centro. O projeto é do Opportunity Imobiliário.
Os apartamentos poderão ser habitados em 90 dias e já são entregues com armários planejados. Entre os perfis de compradores estão jovens casais com filhos pequenos, funcionários públicos, advogados e professores, além de investidores. A gestão da locação e a administração condominial serão feitas pela Lobie, que lançou no evento a marca Lobie Gestão Inteligente. A startup já transformou oito hotéis em residenciais com serviços na Zona Sul e na Barra.
Entrevista com Heloisa Arazi, corretora de imóveis e CEO da AMG International Realty
16 de dezembro de 2023
Altas temperaturas impulsionam a procura por painéis solares no país
17 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? As altas temperaturas que demandam maior consumo de energia elétrica estão impulsionando o interesse do consumidor por painéis solares como alternativa de eficiência energética, além de refresco para o bolso. Segundo estudo da plataforma Meu Financiamento Solar, houve um crescimento de 20% no volume de simulações de crédito para este fim em novembro na comparação com outubro.
Na análise da empresa, a queda da taxa Selic é mais fator que contribuiu para a procura. Outro motivo, aponta Carolina Reis, diretora do Meu Financiamento Solar, é a proteção contra a inflação energética, que blinda o consumidor das oscilações tarifárias.
Projetos imobiliários no Rio já contemplam painéis solares
17 de dezembro
Olá, dando sequência ao assunto sobre a procura por painéis solares no país, trouxe alguns projetos do Rio de Janeiro que já oferecem este diferencial. Na Barra da Tijuca, por exemplo, as casas da linha Hiato da Avanço Realizações Imobiliárias serão entregues com placas fotovoltaicas. Já na Serra encontrei quatro empreendimentos: no condomínio Kabana Nogueira, da KS9 em Petrópolis, haverá energia solar nas áreas comuns etodas as casas serão entregues preparadas para receber esta tecnologia.
Em Areal, o Quinta Portuguesa, do Grupo Santinon, também terá casas com energia que será captada pelo sol. E em Teresópolis, as áreas comuns do Quinta das Amoras, da SAAU em parceria com o ator e empresário Bruno Gagliasso, contarão com este item. Já no bairro planejado Jardins da Serra, da Inova Place também em Teresópolis, há uma fazenda solar que alimenta o estande de vendas e a obra.
AsBEA/RJ promove confraternização no Glória Residencial Rio de Janeiro
18 de dezembro
Olá, tudo bem? Para fechar bem o ano celebrando a arquitetura e o design cariocas, a AsBEA/RJ (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura do Rio de Janeiro) promoveu no último dia 12 um encontro no Glória Residencial Rio de Janeiro, na Zona Sul do Rio. O projeto, do Opportunity Imobiliário e da SIG Engenharia, é retrofit do icônico Hotel Glória.
A festa, organizada por Ana Paula Iespa, da Prosperar, é uma das mais aguardadas do setor e reuniu mais de 150 convidados entre associados, empresas parceiras e patrocinadores. Segundo Sonia Lopes, presidente da AsBEA/RJ, o tradicional evento é sempre marcado por reencontros, muitas risadas e, claro, boas energias.
Pesquisa do QuintoAndar revela que 67% das mulheres desempenham sozinhas as funções da casa
20 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? Este cenário é muito conhecido nos lares brasileiros: mulheres enfrentam uma dupla e às vezes até tripla jornada para dar conta das tarefas profissionais e as de casa. E esta constatação é reforçada por pesquisa da plataforma QuintoAndar. Para se ter ideia, 67% das entrevistadas disseram que exercem sozinhas funções como arrumar a casa, cuidar e buscar os filhos na escola, pensar e preparar a alimentação da família.
Já 35% dos homens afirmaram que eles eram os responsáveis únicos pelas mesmas atividades e outros 35% disseram dividir as tarefas do dia a dia. Outra constatação é que, apesar de as mulheres terem o protagonismo para sugerir mudanças no lar, diferente das tarefas cotidianas, as decisões financeiras ainda não são vistas como responsabilidade feminina na maioria dos casos.
Dicas de como escolher o forno ideal para pratos natalinos
24 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? Nesta véspera de Natal, uma coisa é certa: o forno é o grande protagonista da ocasião, sendo indispensável na preparação de diversos pratos. E o tamanho ideal do aparelho é uma das principais características a serem consideradas na hora de planejar uma nova cozinha ou escolher um novo forno para a casa.
Segundo Luciana Ferreira dos Santos, coordenadora de Marketing Produtos da Mueller, o forno certo é aquele que acompanha a realidade do ambiente, frequência de uso e o número de pessoas que moram na casa. Além de pensar no modelo a ser escolhido, vale considerar a capacidade. Mais tarde eu volto com outras dicas de como escolher o forno certo para a sua casa.
Luciana afirma ainda que é importante considerar questões como: “com que frequência eu pretendo cozinhar e utilizar o forno?”; “para quantas pessoas?” e “qual o tipo de receita que eu mais preparo?”. Se a proposta for preparar aves, carnes e receitas grandes como lasanhas, a orientação é investir em um forno com 44 litros ou mais. Agora, se o objetivo for o preparo de menus em assadeiras médias e pizzas médias de 30 centímetros, um forno de 35 litros é o suficiente. Já o de 68 litros serve grupos de pessoas mais numerosos ou até mesmo quem cozinha para fora.
Número de ações judiciais em contratos de aluguel no estado do Rio chegou a 6.580
26 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? O número de ações judiciais em contratos de aluguel no estado do Rio chegou a 6.580, de janeiro a novembro deste ano, segundo pesquisa do Secovi Rio (Sindicato da Habitação). Só na capital, o total é de 1.430 processos, sendo que 70% são de despejo por falta de pagamento. Comparando novembro deste ano com novembro de 2022, a alta no Rio é de 6,6%; enquanto que no interior o avanço foi de 3%. O estudo é feito com base nos dados do Tribunal de Justiça do RJ.
Mauricio Eiras, coordenador do Cepai (Centro de Pesquisa e Análise da Informação do Secovi Rio), conta que estes números são referentes às novas ações que dão entrada mensalmente no tribunal. Ele afirma que há no estado mais de 45 mil processos desta natureza que estão em fase de conhecimento e execução.
Estado do RJ registrou 13.298 ações condominiais
27 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? Ontem abordei aqui no programa que o número de ações judiciais em contratos de aluguel no estado do Rio chegou a 6.580, de janeiro a novembro deste ano, segundo pesquisa do Secovi Rio (Sindicato da Habitação). Só na capital, o total é de 1.430 processos, sendo que 70% são de despejo por falta de pagamento.
Já com relação às ações em condomínios no estado, o total de janeiro a novembro foi de 13.298 processos, com a capital totalizando 2.616, dos quais 88% são por despesas condominiais. Apesar deste cenário, houve queda de 43% no Rio e de 27,5% no interior quando analisado novembro deste ano com o mesmo mês de 2022.
Indústria da construção deve encerrar 2023 com queda de 0,5%
28 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? A indústria da construção deve encerrar 2023 com queda de 0,5%, segundo revisão feita pela CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção). Com isso, o resultado poderá ficar abaixo das expectativas projetadas no início do ano que eram de avanço de 2,5%. E para 2024, a previsão da entidade é que o setor crescerá 1,3%.
Na análise de Ieda Vasconcelos, economista da CBIC, o resultado deste ano pode ser atribuído ao impacto significativo da alta taxa de juros dos últimos anos. Ieda observa que, quando a economia de um país apresenta taxas de juros elevadas, é inevitável que isso tenha um custo, manifestando-se na desaceleração de diversos setores produtivos, entre eles a construção civil.
Como afastar o mofo da casa
29 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? Ano novo chegando e é hora de renovar a casa, afastando de vez a presença de mofo em locais fechados, de pouca luz e umidade, situação que pode prejudicar a estrutura de uma casa e a saúde dos moradores. Segundo Manoel Gameiro, diretor da Ecoquest, empresa que comercializa equipamentos para o tratamento do ar, o mofo nem sempre se manifesta de forma visível.
Quando vistos a olho nu, aparecem como manchas em tons escuros ou esverdeados. Outro aspecto é o odor, que se manifesta com um cheiro forte. Entre as recomendações do executivo para acabar com este problema estão a instalação de equipamentos que tratam continuamente o ar nestes espaços, especialmente se o mofo ou bolor são frequentes no imóvel. Além disso, é importante controlar o ambiente para garantir a qualidade do ar e prevenir que o mofo se instale novamente.
Entrevista Leonardo Schneider, vice-presidente do Secovi Rio
30 de dezembro de 2023
Dicas de organização da casa nas férias escolares
31 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? Com as férias escolares, quem está com os pequenos em casa lida com o desafio de montar uma programação de atividades e também com o próprio lar sendo um dos cenários das brincadeiras. Para ajudar nesta tarefa de organização, a arquiteta Patricia Miranda dá algumas dicas.
Uma das orientações da profissional é criar espaços multiuso e considerar móveis funcionais que tenham espaços de armazenamento embutido, como gavetas, nichos ou prateleiras. Isso ajuda a manter os brinquedos organizados e ao alcance das crianças. Além disso, vale criar espaços para as atividades e envolver os pequenos na organização da casa, hábito que deve ser cultivado desde cedo.
Mensagem de ano novo
31 de dezembro de 2023
Olá, tudo bem? O programa de hoje traz uma mensagem de otimismo para este novo ano que se aproxima. 2023 foi de muitos acontecimentos importantes para o mercado imobiliário e fiz questão de trazer os principais para você estar sempre bem informado.
Afinal, a missão do programa é trazer tendências, dicas de decoração, análises de mercado e várias oportunidades para quem deseja comprar, vender, alugar ou investir em um imóvel. O programa também ajudou a esclarecer várias dúvidas de ouvintes, o que para nós da equipe é muito gratificante. Que em 2024 você conquiste tudo que sempre sonhou! Feliz Ano Novo e obrigada pela audiência!