×

JBFM de 1 a 30 de janeiro de 2023

Mercado de home equity cresce no país

1 de janeiro de 2023

O mercado de home equity vem crescendo no Brasil. Neste modelo de empréstimo, o imóvel quitado é dado como garantia à instituição financeira e o valor pode ser utilizado para vários fins como pagamento de dívidas e até mesmo para a compra de uma residência nova ou a reforma do próprio bem.

Para se ter ideia da procura, estudo da Credihome by Loft indica um crescimento de 78,7% no volume de empréstimos deste segmento emitidos pela empresa nos primeiros nove meses de 2022, em comparação com o mesmo período de 2021. A pesquisa aponta que 54% dos participantes recorrem a esse recurso para quitar dívidas. Já 28% utilizam a modalidade para investir em outro imóvel ou reformar o bem atual. Daqui a pouco eu volto com outras informações sobre o home equity.

De acordo com Bruno Gama, CEO do Credihome by Loft, entre as principais vantagens da modalidade estão os custos reduzidos e a concessão de créditos de montantes mais altos. Gama explica que como a instituição financeira tem um imóvel como garantia, há mais segurança em liberar o recurso, que pode chegar a 60% do valor do bem.

As taxas de juros também são menores, com linhas a partir de 0,95% ao mês. Além disso, os prazos de pagamento são alongados e podem chegar a 240 meses. Entre as exigências para a liberação do recurso há a necessidade de o imóvel que vai ser dado como garantia estar quitado, sem pendências na documentação e que não seja fruto de penhoras, discussões judiciais ou outros impedimentos.

Unidade garden da Itten no Jardim Botânico

2 de janeiro de 2023

O apartamento garden continua sendo muito desejado por conta do seu espaço exclusivo para o lazer. O modelo passou a ser incluído nos projetos de todos os segmentos, do econômico ao alto padrão. E quem busca um imóvel com este formato pronto para morar na Zona Sul, deve conhecer o Quintas 292, no Jardim Botânico, da Itten.

O prédio tem apenas quatro andares com um apartamento por andar. A unidade garden tem 207 metros quadrados de área interna útil, com três suítes, sendo a principal com varanda, além de espaço gourmet integrado à cozinha e um jardim frontal. O projeto foi pensado para pessoas que gostam de morar em uma casa, mas que querem ter a estrutura e a praticidade de um apartamento.

Ações condominiais crescem 70,1% no Rio

3 de janeiro de 2023

Olá, tudo bem? O número de ações condominiais no Rio cresceu 70,1% em novembro, chegando a 922 contra 542 de outubro. Foi o mês com o maior número de processos de 2022, de acordo com pesquisa do Secovi Rio (Sindicato da Habitação) com base em dados do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do RJ). Já na comparação com o mesmo mês de 2021, o aumento foi de 29,7%.

Segundo o estudo, de janeiro a novembro, a capital teve 2.584 processos, dos quais 1.086 estão em Campo Grande, 1.049 em Jacarepaguá e 760 na Barra da Tijuca. Na sequência aparecem Méier, com 390, Santa Cruz (292), Bangu (236), Madureira (225), Pavuna (184), Leopoldina (132) e Ilha do Governador (66).

Ações locatícias no Rio caem 9%

4 de janeiro de 2023

Em outro levantamento do Secovi Rio sobre ações locatícias com base também nos dados fornecidos mensalmente pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foi possível observar uma queda de 9% nesses processos em novembro em relação a outubro.

Das 304 ações no período registradas na capital, 71,7% foram de despejo por falta de pagamento. O percentual já alcançou uma elevação no período mais crítico da pandemia. Vale lembrar que a negociação entre inquilinos e proprietários continua sendo recomendada pelos especialistas como o melhor caminho para evitar a justiça e o desgaste entre as partes.

Inadimplência nos condomínios

5 e 6 de janeiro de 2023

Hoje, o alerta é sobre a inadimplência nos condomínios. Rodrigo Della Rocca, CEO e cofundador da fintech CondoConta, banco exclusivo para condomínios, ressalta que o final do ano é marcado pela viagem da maioria das famílias, por isso, muitas delas acabam esquecendo de pagar a cota condominial. E o esquecimento é o principal fator que causa a inadimplência.

Para evitar isso, é interessante entregar com antecedência os boletos, principalmente, os de janeiro. Assim, o morador não esquece, lembra de se planejar e o condomínio não corre o risco de ficar no prejuízo por conta da ausência de seus moradores. Outro ponto importante é a prestação de contas que, de acordo com o Código Civil, deve ser feita e aprovada anualmente em assembleia. O início do ano, aponta Rodrigo Della Rocca, CEO e cofundador da CondoConta, é um ótimo momento para isso.

Para ele, mais importante que somente fazer o balanço é apresentá-lo de forma clara para os condôminos, gerando assim mais confiança entre as partes. Della Rocca explica ainda que um dos pontos relevantes para gerar essa transparência é comparar a previsão efetuada no ano anterior com os gastos reais e as respectivas distorções com explicações claras, simples e sem deixar dúvidas sobre o motivo dos gastos.

Entrevista com Camila Nascimento, coordenadora estadual da Absolar no RJ

7 de janeiro de 2023

Venda de novos imóveis crescem  12,9% no país

8 e 9 de janeiro de 2023

Levantamento realizado com 18 empresas associadas à Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) em parceria com a FIPE, apontam um crescimento de 12,9% no total de novos imóveis vendidos no país de janeiro a setembro de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, 122.738 unidades foram comercializadas nos nove primeiros meses deste ano.

O bom desempenho do setor é puxado pelo segmento de Médio e Alto Padrão (MAP), que acumula uma alta de 84,3% no período. Nos nove primeiros meses de 2022, foram comercializados 35.193 imóveis do tipo, o que representou 29,2% de todos os empreendimentos vendidos no Brasil.

E voltamos a falar do levantamento da Abrainc em parceria com a Fipe sobre a venda de imóveis no país de janeiro a setembro de 2022. Desta vez, sobre os empreendimentos do programa Casa Verde e Amarela, que foram responsáveis por 70,8% de todos os imóveis vendidos no Brasil no período, somando 85.199 unidades comercializadas.

 A alta na comercialização de novos imóveis foi seguida pela entrega dos empreendimentos que atingiu 63.973 unidades no intervalo, um crescimento de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. Os empreendimentos do Casa Verde e Amarela foram responsáveis pela maior parcela das unidades entregues, com 56.695 imóveis (+20%) e os do MAP (Médio e Alto Padrão) registraram 6.778 entregas (+4,4%).

Na avaliação do presidente da Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), Luiz França, os números apresentados no indicador ABRAINC-FIPE, de janeiro a setembro de 2022, comprovam que o setor imobiliário é um dos protagonistas da economia brasileira, com o PIB da construção civil crescendo 1,1% no terceiro trimestre ante um crescimento geral do PIB brasileiro de 0,4%, no período.

Segundo França,  o setor segue consistente e os números comprovam. O segmento tem solidez e a previsão  é de crescimento, geração e manutenção de empregos e investimentos. No geral, os empreendedores estão otimistas com as perspectivas para 2023.

Dicas para evitar golpes na locação de casas de veraneio

10 e 11 de janeiro de 2023

Com a chegada do verão, muitas famílias optam por alugar uma casa de veraneio para aproveitar as férias. Na ânsia de fechar um negócio aparentemente vantajoso, muitos consumidores caem no golpe imobiliário.

Segundo o gerente de Novos Negócios da Cipa, Bruno Queiroz, há diversos tipos de falcatruas, desde a oferta de imóveis com atrativos que não existem até os falsos corretores que fazem visitas a apartamentos e casas já alugados, conseguindo um sinal pelo suposto negócio que será fechado. Isso sem falar nos anúncios fake na internet.

Para evitar o prejuízo financeiro e o sabor amargo de um passeio frustrado, Bruno Queiroz, gerente de Novos Negócios da Cipa, recomenda que sempre se procure profissionais experientes no mercado.

Ele orienta ainda que é sempre mais seguro alugar, vender ou comprar diretamente de uma imobiliária estabelecida no mercado. Os  cuidados incluem  as múltiplas ofertas, ou seja, o mesmo imóvel é negociado para diferentes pessoas, e os documentos falsos, que consiste na adulteração de dados sobre o imóvel.

Tendências de cores para roupas de cama

12 e 13 de janeiro de 2023

Você já sabe as tendências das cores para este ano quando o assunto é roupa de cama, mesa e banho? Camila Shammah, gerente de Produtos da Camesa, aponta os tons para 2023, que buscam reforçar a vontade de conexão entre a casa e a natureza. O Viva Magenta é um tom vermelho vibrante carmim é, segundo a Pantone, uma nuance não convencional, que inspira força, energia e vigor.

A Calcita Alaranjada é outra opção. Este tom é inspirado em uma pedra conhecida como mineral homônimo, que equilibra as emoções. Trata-se de um tom laranja, capaz de transmitir energia e inovação, enquanto abraça o conforto dos tons terrosos. Há ainda o Silêncio de inverno, ou seja, o  tom esverdeado e terroso dessa cor reflete calmaria e sossego. Eu fico por aqui e amanhã trago outros tons para você deixar a sua casa ainda mais aconchegante.

Segundo Camila Shammah, gerente de Produtos da Camesa, o tom Paquetá, um azul claro e luminoso, estimula o pensamento criativo e promove sentimentos de segurança emocional e bem estar. A cor é clara e luminosa e combina com diferentes tonalidades.

Já a Zaha é uma nuance ousada que estimula a criatividade e combina bem com outras cores. A especialista afirma que é uma cor que foge das tendências dos últimos anos, que priorizaram tons pastel, neutros e brancos. A força presente nesse tom de vermelho com fundo rosa é ideal para espaços maiores e transmite a personalidade do morador.

Entrevista com Fabiana Nóbrega, sócia da Ello Desenvolvimento Imobiliário

14 de janeiro de 2023

Santander, em parceria com a Leiloei, promove pregão com ofertas em todo o país

15 de janeiro de 2023

Início de ano é sempre um bom momento para mudar de casa e as ofertas de leilão têm sido uma oportunidade para fechar negócio pagando valores abaixo do mercado. O Santander, em parceria com a Leiloei, por exemplo, fará um pregão na próxima terça-feira, dia 17, com 44 imóveis em 10 estados do país por meio da rede colaborativa da Bomvalor.

No Rio de Janeiro são 10 ofertas, entre elas um apartamento ocupado na Vila da Penha de 100 metros quadrados de área privativa e lance inicial de R$ 245 mil. É possível encontrar oportunidades também na Baixada Fluminense, Macaé, Maricá, Resende e Rio Bonito. Os detalhes estão em mercado.bomvalor.com.br/leiloei.

Para quem está interessado neste tipo de negócio, o advogado Leandro Sender, especializado em Direito Imobiliário, recomenda ler o edital do leilão com muita atenção, além de contar com uma consultoria jurídica especializada.

Sender orienta analisar se existem débitos incidentes sobre o imóvel e verificar se o mesmo está ocupado, pois se estiver, a responsabilidade pela desocupação é do comprador. O especialista lembra ainda que não é possível visitar a unidade pretendida, a não ser que o ocupante autorize, o que muitas vezes não acontece. Sender afirma que a compra via leilão é segura desde que a pessoa esteja bem informada e assessorada.

Arquiteta dá dicas de como usar a cor do ano na decoração da casa

16 de janeiro de 2023

Olá, anualmente, o universo da arquitetura e decoração espera ansioso pelo anúncio da Cor do Ano, revelada pela Pantone, empresa norte-americana referência no assunto. E para 2023, a aposta é o Viva Magenta, um vermelho vívido que tem todos os ingredientes para ser um sucesso em paredes, móveis e objetos da casa.

Segundo a arquiteta Isabella Nalon, a cor pode estar, por exemplo, em um lavabo ou hall. Já em um espaço de longa permanência, a dica é usar o Viva Magenta em detalhes como peseiras e almofadas, deixando outras nuances sóbrias como a base da decoração.

TK Elevator lança o synergy 200

17 de janeiro de 2023

Mais uma novidade para o setor. A TK Elevator, uma das líderes globais de mercado e inovação da indústria de elevadores, lança o synergy 200, que foi desenvolvido para atender os empreendimentos de baixo e médio tráfego do mercado da América Latina.

Projetado tanto para o segmento residencial quanto comercial, o novo modelo da linha synergy é voltado para edifícios com até 25 paradas ou 80 metros de percurso, com capacidade para transportar 13 passageiros ou 975 quilos, e que demandam velocidade de até 1,75 metros por segundo.

Espaços para armazenar vinhos estão em alta nos projetos imobiliários

18 de janeiro de 2023

Hoje, apresentamos mais uma tendência nos projetos imobiliários. É um espaço para o armazenamento dos vinhos de cada morador nos empreendimentos residenciais. Acompanhando esta tendência, alguns empreendedores no mercado imobiliário de Belo Horizonte, como as construtoras Patrimar e Somattos, enxergaram a oportunidade de oferecer esse ambiente em seus novos empreendimentos.

Segundo Cadu Rocha, arquiteto e diretor da Dávila, a proposta é oferecer espaços climatizados para o armazenamento da coleção de vinhos de cada morador. Na prática, ele explica que se trata de um ambiente tecnicamente preparado para se configurar como uma moderna adega e também é um ponto de encontro para os apreciadores de vinho.

Casa do Construtor lança o Programa Construindo Talentos

19 de janeiro de 2023

Oportunidade para qualificação. A Casa do Construtor, em parceria com o Portal UOL, acaba de lançar o “Programa Construindo Talentos”. O projeto é focado em cursos livres, gratuitos e com certificado. Técnica de vendas é o primeiro tema, mas a intenção é oferecer aulas nas áreas de Logística, Mecânica e Administração.

O curso é destinado ao público em geral, tanto aos que buscam uma colocação no mercado de trabalho ou, até mesmo, aos que visam a posições melhores. Além disso, a iniciativa também se justifica na medida em que a Casa do Construtor se expande e necessita de mão de obra qualificada para as suas operações.

C.A.C e Prefeitura de Niterói firmam parceria em residencial no Bairro de Fátima

20 de janeiro de 2023

O mercado imobiliário tem desenvolvido parcerias para facilitar a compra do imóvel. A C.A.C Engenharia, por exemplo, oferece condições especiais para servidores da Prefeitura de Niterói no Acqua Niterói, lançamento no Bairro de Fátima.

O empreendimento tem 136 unidades entre um e dois quartos, além de unidades gardens (com quintal privativo). Um dos diferenciais é que todos os imóveis estão sendo vendidos pelo mesmo preço de R$ 253 mil. O residencial contará ainda com lazer e segurança, além de estar muito próximo do centro, das estações das barcas e dos shoppings.

Entrevista com Byron Mendes, sócio-fundador da agência MetaMundi

21 de janeiro de 2023

 

Publicar comentário