Encontro da construção será o primeiro carbono zero do setor
A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) promove amanhã o primeiro evento carbono zero do setor no país. O 95º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) e o Prêmio CBIC de Inovação e Sustentabilidade serão realizados em Brasília e terão uma série de mudanças em sua organização em contribuição com a descarbonização.
Nilson Sarti, presidente da Comissão de Meio Ambiente da CBIC, destaca a participação da construção no empenho global na busca de soluções para amenizar as elevadas emissões de gás carbônico (CO2). Uma alternativa encontrada por empresas, governos e sociedade tem sido a política de carbono zero, desenvolvida com o intuito de neutralizar a emissão de gases de efeito estufa (GEE). “É feito um cálculo do total de emissões de CO2 que uma empresa emite, por exemplo. O que não for possível reduzir e balancear com compensações, é feita a compra de crédito de carbono ou a recuperação de áreas degradadas”, explica Sarti.
Para retratar as interferências que os eventos podem causar ao meio ambiente, a CBIC realizará um inventário de carbono, a partir das normas e metodologias internacionais – ABNT NBR ISO 14.064:2007, IPCC Guidelines e GHG Protocol – que permitem o mapeamento, quantificação e registro das fontes de gases. São considerados fatores como meio de deslocamento dos participantes, infraestrutura do evento, alimentação, materiais utilizados, energia consumida, entre outros. A partir desse inventário é feita uma medição para zerar todas as emissões de carbono emitidas no evento. “Essa ação faz parte de um programa que busca zerar as emissões de gases de efeito estufa das operações do ENIC, implementando estratégias de redução de emissões e compensando as emissões restantes com créditos certificados de redução de emissões validados pela ONU”, explica a consultora em Sustentabilidade, Patrícia Mazoni.
O presidente da CBIC, José Carlos Martins, destacou que é a primeira edição carbono zero do ENIC, reforçando o compromisso do setor com a sustentabilidade. “Nós sabemos que o caminho é longo, mas o primeiro passo é sempre importante. Hoje somos um dos setores que mais emitem CO2 e estamos cientes da nossa responsabilidade. Queremos começar a incentivar e transformar o setor da construção, com as tecnologias adequadas, para mitigar os gases de efeito estufa”, ressalta Martins.
Apesar do esforço mundial para controle de emissão de gás carbônico, as taxas de emissão continuam elevadas. Motivo que, segundo Martins, justifica o compromisso da CBIC em mitigar os impactos ambientais com a neutralização dos gases de efeito estufa emitidos durante o ENIC 2022. “Como o plantio de árvores não consegue garantir com 100% de eficácia a neutralização, a ONU, assim como outros mecanismos internacionais, recomenda os créditos de carbono para essa compensação, o que será feito”, diz Martins.
Os participantes poderão acompanhar os debates com o poder público presencialmente, em Brasília, ou de forma online. Inscrições em https://cbic.org.br/enic/95/.
Serviço:
ENIC | Política & Estratégia
Data: 7 de dezembro (quarta-feira)
Horário: Abertura 9h.
Local: Centro de Eventos Brasil 21 – Brasília.
Publicar comentário