Como o Serasa Score influencia na aprovação do crédito imobiliário
A aprovação do financiamento imobiliário, assim como vários outros tipos de crédito, está sujeita a análise de instituições financeiras que avaliam informações como renda mensal e histórico de pagamento. Geralmente estes dados formam uma espécie de pontuação que determina se o cliente é um bom pagador ou não. Uma destas pontuações é o Serasa Score, que tem grande influência sob a aprovação do crédito para comprar uma casa. Nesse sentido, a CrediHome, plataforma de crédito imobiliário, explica como funciona o sistema e como é possível aumentar a pontuação para ser aprovado pelo banco.
O Serasa Score é uma pontuação definida pela Serasa, no qual as instituições financeiras usam para entender o perfil dos consumidores antes de disponibilizar qualquer tipo de crédito a eles. É uma pontuação que vai de 0 a 1000 e indica as chances de o consumidor pagar suas contas em dia nos próximos 6 meses. Quanto mais alta for a pontuação, mais chances de conseguir crédito, sendo que:
Com até 300 pontos, o mercado entende que o cliente tem um alto risco de inadimplência;
Há um risco médio entre 300 e 700;
Há um baixo risco para aqueles que acumulam pontuação acima de 700.
Basicamente, a pontuação reflete o comportamento financeiro. Toda vez que se atrasa o pagamento de uma conta, seja ela de luz, água, aluguel ou cartão de crédito, o score corre o risco de cair. A pontuação, portanto, é calculada com base em informações relevantes para a análise de risco de crédito, como dados cadastrais, histórico de consultas, dados negativos e positivos.
É possível consultar o score gratuitamente no próprio site do Serasa. Basta clicar em “consultar CPF grátis”, digitar o seu CPF e informar a senha. Caso não tenha cadastro, basta preencher e criar uma senha.
Qual é a importância do Serasa Score para conseguir crédito?
As instituições financeiras sempre consultam o score de crédito antes de liberar um empréstimo ou financiamento imobiliário. Compras parceladas, assinatura de serviços e cartões de crédito também seguem o Serasa Score. Afinal de contas, é um risco emprestar dinheiro para uma pessoa que poderá pagar.
Portanto, quem não tem uma pontuação atrativa dificilmente vai conseguir a liberação do crédito. Além disso, quando consegue, certamente vai ter que pagar caro por isso, uma vez que o risco de não quitar a dívida é bem alto, e as taxas de juros cobradas vão ser maiores.
O que é possível fazer para aumentar o score?
Limpe o nome
Limpar o nome é fundamental para aumentar o Serasa Score. No caso de dívidas atrasadas. O cliente precisa começar a se organizar e negociar com os credores para pagá-las. Do contrário, dificilmente as instituições irão aumentar a pontuação.
Atualize os dados
Quanto mais exatas as informações básicas (endereço, idade, telefone) forem, mais confiável será o cadastro. Para atualizar, é possível pelo próprio site ou dirigindo-se a uma agência da Serasa.
Pague as contas em dia
É essencial pagar as contas em dia. Uma boa dica é incluir todas elas no débito automático, pois assim não corre o risco de esquecer de alguma e ter o nome negativado.
A pontuação do Serasa Score é bem dinâmica, e é calculada no momento em que se faz a consulta, refletindo todo o comportamento do cliente até aquela hora. Se preocupar com o Serasa Score é se preocupar com a imagem passada para as instituições financeiras. Por isso, é fundamental se atentar sempre ao orçamento e também à pontualidade dos pagamentos.
Publicar comentário