×
Cenário positivo atrai lançamentos

Cenário positivo atrai lançamentos

Com taxas de juros mais baixas, mercado imobiliário prepara novos projetos para este ano

As reduções nas taxas de juros do financiamento imobiliário anunciadas desde o ano passado por bancos públicos e privados ajudam a esquentar o mercado imobiliário. Além das reduções, há ainda a possibilidade anunciada recentemente pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, de o banco lançar em março uma linha de crédito imobiliário sem correção. Essa “competição” é muito favorável para o cliente e ainda ajuda a impulsionar o setor. De olho neste cenário, construtoras preparam vários lançamentos para este ano, com oportunidades para quem deseja comprar um imóvel na planta, seja ele econômico, de médio ou de alto padrão. A orientação dos especialistas é sempre comparar as ofertas para encontrar a mais adequada ao orçamento familiar.

A Concal, por exemplo, planeja lançar nove empreendimentos em 2020, com um Valor Geral de Vendas (VGV) de mais de R$ 900 milhões. Segundo José Conde Caldas, presidente da empresa, entre eles estão projetos de unidades compactas, permitidos após a mudança da legislação. “É um tipo de imóvel que faz muito sucesso em São Paulo e temos certeza de que será muito bem aceito no Rio também. Dentro da proposta de oferecer unidades menores, com conforto e conveniências, faremos lançamentos na Zona Sul e na Zona Norte”, conta Caldas. O Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário pretende investir na Zona Sul e na Tijuca, regiões que, de acordo com Raphael Zanola, gestor do fundo, têm se demonstrado promissoras para a venda de imóveis de qualidade. “A expectativa é de que o cenário de 2020 seja bem mais favorável que os anteriores. As previsões de mercado apontam para um crescimento de 2,5% no ano, com juros em níveis historicamente baixos e com a inflação sob controle. Estes fatores criam um ambiente positivo para o crescimento. Por outro lado é necessário que o governo continue a agenda de reformas para que não haja frustração”, ressalta.

Otimistas com o novo ano estão também a Fernandes Araujo Participações e a Avanço Realizações Imobiliárias. A primeira prepara três lançamentos: um na Zona Sul, um na Zona Norte e outro na Zona Oeste. Já a segunda prevê lançar dois empreendimentos (Zona Norte e Zona Oeste), além de continuar investindo na marca Avanço Mansões Personalizadas, com a construção de casas em condomínios de alto padrão da Barra da Tijuca. “O ano de 2019 foi muito importante para o mercado, pois com as várias reduções da taxa de juros feitas pela Caixa Econômica e com os bancos privados seguindo o mesmo caminho, o setor voltou a reagir e os lançamentos voltaram com força total. O mercado imobiliário já comemora bons resultados e o cliente, inclusive o investidor, que estava aguardando por uma oportunidade, está de volta. São mais produtos disponíveis, projetos mais modernos e com condições que cabem no bolso. As perspectivas da Avanço para 2020 são ótimas”, afirma o diretor Sanderson Fernandes.

As expectativas também são boas para o mercado de obra por administração, mais conhecido como obra a preço de custo. “Em 2019 tivemos uma melhora de vendas na ordem de 16%, com relação a 2018, influenciada pela queda de juros e oferta de crédito. Para 2020, a nossa expectativa é de um aumento superior a 2019 porque já percebemos que o desemprego começou a ser revertido, a economia já está crescendo e a política de juros baixos deve continuar. Estamos preparando três lançamentos para este ano, que serão construídos na Barra da Tijuca, no Recreio dos Bandeirantes e em Botafogo”, conta João Batista de Andrade, diretor da JB Andrade Imóveis. De acordo com ele, entre as vantagens de optar pela obra por administração estão preço menor e possibilidade de personalização do imóvel.

Segmento econômico

Construtoras que trabalham com o segmento econômico também estão confiantes com o novo ano. Só a CAC Engenharia prevê lançar oito empreendimentos no estado do Rio de Janeiro, totalizando duas mil unidades pelas faixas 1,5,2 e 3 do programa. “Teremos três lançamentos na Baixada Fluminense, dois no Rio (Zona Oeste e Zona Norte), um em Niterói, um em São Gonçalo e um em Saquarema. Nossa previsão é dobrar o número de lançamentos na comparação com 2019. A expectativa para este ano é ainda mais positiva, já que o cenário mostra-se favorável para o cliente e para as construtoras”, destaca Bruno Teodoro, gerente comercial da empresa. Segundo ele, a CAC tem pouco estoque porque a empresa procura viabilizar a compra oferecendo entre outras condições entrada parcelada e documentação sem custo para o comprador. Já a construtora Riooito vai continuar investindo na Região Serrana com o lançamento de dois residenciais que chegam a um total de 700 unidades. “Acredito muito no Minha Casa, Minha Vida e sou favorável às mudanças que o governo pretende fazer. O programa foi importantíssimo para o setor nos últimos três anos e vai continuar movimentando a construção civil”, afirma Mariliza Fontes Pereira, diretora da Riooito. E a Vitale planeja três lançamentos pelo segmento econômico, um na Zona Oeste e dois na Zona Norte. Serão quase 500 unidades.

Publicar comentário