As altas temperaturas que demandam maior consumo de energia elétrica estão impulsionando o interesse do consumidor por painéis solares como alternativa de eficiência energética, além de refresco para o bolso. Segundo estudo da plataforma Meu Financiamento Solar, houve um crescimento de 20% no volume de simulações de crédito para este fim em novembro na comparação com outubro.
Na análise da empresa, a queda da taxa Selic é mais fator que contribuiu para a procura. Outro motivo, aponta Carolina Reis, diretora do Meu Financiamento Solar, é a proteção contra a inflação energética, que blinda o consumidor das oscilações tarifárias.
No Rio de Janeiro, as construtoras já contemplam projetos com este diferencial. Na Barra da Tijuca, por exemplo, as casas da linha Hiato da Avanço Realizações Imobiliárias serão entregues com placas fotovoltaicas. Já na Serra, o condomínio Kabana Nogueira, da KS9 em Petrópolis, contará com energia solar nas áreas comuns e todas as casas serão entregues preparadas para receber esta tecnologia.
Em Areal, o Quinta Portuguesa, do Grupo Santinon, também terá casas com energia que será captada pelo sol. E em Teresópolis, no bairro planejado Jardins da Serra, da Inova Place, há uma fazenda solar que alimenta o estande de vendas e a obra.