Já pensou em comprar ou alugar um imóvel e, na busca, fosse sugerido um cachorro ou gato para adoção compatível com o novo lar? Essa é a proposta do Jetlar, um site que combina unidades para compra e aluguel a um portal de adoção de pets, promovendo um match entre o lar doce lar e o amiguinho peludo da família.
O Jetlar é uma criação da Jetimob, empresa de tecnologia e software imobiliário. Ele funciona como um robô, que varre a internet atrás de pets para adoção, concentrando-os em um só site e facilitando a pesquisa para quem busca um animal de estimação. Além disso, é disponibilizado um sistema de gestão gratuito para ONGs cadastrarem os animais e manterem o histórico das informações de forma organizada.
O objetivo com o portal de pets é fomentar a adoção responsável e facilitar a procura por um animal de estimação que se adapte bem ao imóvel que a pessoa já possui.
No site, é possível selecionar o tipo de imóvel, a espécie que deseja adotar (gato ou cachorro), a cidade em que reside e assim iniciar a pesquisa. A seguir, é exposto um catálogo de bichinhos que correspondem às informações fornecidas pelo usuário. Em cada card, é possível visualizar as principais características do animalzinho que está à procura de um lar.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo, em cada cem famílias brasileiras, 44 criam pets e apenas 36 deles possuem crianças com até 12 anos de idade. Em outra pesquisa, o Conselho destaca que o Brasil ocupa o 3º lugar no ranking mundial de países com mais pets, com um total de 149,6 milhões de animais de estimação, ficando atrás apenas da Argentina e do México. Isso representa a crescente mudança de comportamento das pessoas nos dias atuais, no qual buscam por novas prioridades e optam pela escolha de ter um pet fazendo parte da família.
Apesar dessas mudanças positivas, encontrar animaizinhos nas ruas e em vulnerabilidade ainda é muito comum. E infelizmente, embora esse número só faça crescer, a adoção responsável não consegue acompanhar. De acordo com uma pesquisa do Instituto Pet Brasil, no primeiro levantamento, que teve como ano base 2018, o número de animais em condição de vulnerabilidade chegou a 3,9 milhões no país. Já em 2020, ano do início da pandemia, esse número saltou para 8,8 milhões – um crescimento de 126%. Dessa maneira, criar uma plataforma que contribui para que esse número de animais abandonados possa de alguma forma diminuir é um dos principais objetivos do Jetlar.
No site do Jetlar, além da funcionalidade da busca por um pet, o usuário consegue favoritar os imóveis que mais gosta e descartar aqueles que não lhe interessam para que assim a busca seja realizada de forma mais ágil. Além disso, há a opção de permuta, ou seja, estão listados os imóveis que podem ser pagos com um veículo ou com outro imóvel, aumentando ainda mais as possibilidades de negociações.
De acordo com dados fornecidos pelo CEO da empresa Jetimob, Victorio Venturini, o Jetlar já conta com mais de 1.300 imobiliárias em todo o Brasil, em cerca de 300 municípios. “Nós sempre dissemos que o objetivo da Jetimob é impactar o futuro da moradia. Agora, com o Jetlar, passamos a trabalhar diretamente com o cliente final de forma que não só vamos facilitar a vida de quem quer comprar ou alugar um imóvel, mas também ampliar o alcance das nossas imobiliárias parceiras e impactar positivamente o encontro de novos lares aos pets em adoção”, observa Venturini.
Leia também: Pets em condomínios: dicas para uma convivência harmoniosa