São diversos os motivos que podem acarretar a cobrança de multas em um condomínio: excesso de barulho, falta de responsabilidade com pets, desrespeito ao uso das vagas de garagem, falta de pagamento da cota condominial, entre outros. Pensando nisso, Acácio Carvalho, CEO da Pagcondomínio, plataforma que viabiliza o pagamento dos condomínios via cartão de crédito, aponta algumas dicas para evitar, por exemplo, as multas por atraso na taxa condominial da maneira mais assertiva e planejada possível.
Em primeiro lugar, seja franco
Honestidade é fundamental em todos os âmbitos da vida e a primeira dica de Carvalho aborda este aspecto. “Todo mundo tem problemas. A diferença está na forma como conseguimos encará-los. Assim, a primeira dica é: converse de maneira clara e franca com o seu síndico. Esse caminho pode parecer inviável num primeiro momento – já que temos o costume de encarar esse profissional como um verdadeiro carrasco. Mas a verdade é que, muitas vezes, com um bate-papo honesto, conseguimos entrar em um acordo que seja bom para ambas as partes”, orienta o CEO da Pagcondomínio.
Priorize a organização
“Para ter um controle maior sobre o dinheiro que entra e o que sai, uma saída é apostar em planilhas de gastos bem incrementadas. Detalhe tudo o que você recebe e cada uma das suas despesas – sempre acompanhados das respectivas datas. Vale até adicionar lembretes no celular. Nas tabelas, não deixe de fora nem um centavo – você vai ver como, no fim do mês, o esforço terá valido a pena”, finaliza Carvalho.
Resumindo, apostar sempre na honestidade e buscar ferramentas para uma organização assertiva e que seja resultado de um bom planejamento, são as melhores formas de conseguir passar longe das multas por atraso no condomínio e desfrutar do seu lar sem aborrecimentos e cobranças indesejadas.