Se os pisos vinílicos agregam tantos benefícios dentro de casa como instalação ágil (direto no contrapiso ou sobreposto em outros revestimentos); limpeza prática e rápida; conforto térmico e excelente acústica, por que não instalar o produto na área externa e replicar estas vantagens do lado de fora, não é mesmo?
Parece óbvio, mas não é tão simples quanto parece. Esta é uma das principais e poucas contraindicações do vinílico, a exemplo da instalação em banheiros com box de chuveiro, a qual também não recomendada pelos principais fabricantes. Para evitar que você cometa esse erro e acabe perdendo o produto e o serviço, a Tarkett explica o porquê dessa contraindicação, além de orientar até onde você pode chegar usando o vinílico:
Por que não posso instalar o piso vinílico em áreas externas descobertas?
Seja qual for o formato (régua, placa e manta) e o método de aplicação (colado ou clicado), o piso vinílico foi desenvolvido exclusivamente para decoração de interiores, portanto, o uso externo é um desvio de finalidade do produto.
As variações do clima e do tempo são o grande entrave, impedindo até mesmo ele que seja utilizado como revestimento de parede externa. É um cenário agressivo às propriedades do vinílico, que não foi preparado para suportar a exposição direta, frequente e prolongada dos raios UV, frio, calor, chuva, poeira…
O que acontece se alguém ignorar o alerta e ainda assim insistir com a instalação?
Cada caso será único, mas em linhas gerais, os pisos vão desbotar e começar a se soltar do adesivo rapidamente. Além disso, você perderá a garantia contra defeitos de instalação oferecidos pelo fabricante. Um estresse e um prejuízo que pode – e deve – ser evitado.
A melhor especificação para ambientes externos é apostar em outros tipos de revestimento para fazer o acabamento de locais descobertos como quintais, jardins e bordas da piscina como cerâmicas, porcelanatos, pastilhas, pedras naturais, entre outros.
O quão próximo posso chegar das áreas externas usando o piso vinílico?
Pode ser que você agora se sinta algum receio de instalar o piso vinílico nos ambientes mais próximos ou que, de alguma forma, interagem com as áreas externas de uma casa ou apartamento.
Para tranquilizá-los, é importante ter em mente que a contraindicação exposta acima vale ao pé da letra para ambientes descobertos, ou seja, completamente expostos ao Sol e ao tempo/clima. Caso contrário, também seria preciso contraindicar a instalação em qualquer cômodo interno em que houvesse incidem raios solares e só se poderia usar em lavabos fechados, não é mesmo?
Tomando cuidados adicionais, é possível instalar e usar e abusar das cores e formatos do piso vinílico em espaços bem próximos à área externa descoberta, tais como varandas gourmets e áreas de lazer, ou até mesmo em ambientes internos que estão sujeitos à muita iluminação natural, como aquelas casas e prédios cercados por grandes esquadrias de vidro.
Por mais eficaz que essa e outras inovações sejam, será preciso somar forças utilizando cortinas e persianas, além do fechamento em vidro para evitar que a água da chuva encharque o ambiente.