As reformas estiveram em alta na pandemia e a tendência permanece este ano. Segundo levantamento feito pela Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria da marca de cartões, o número de transações com credenciais da bandeira para a compra de materiais de construção cresceu 38% no primeiro trimestre em comparação a igual período de 2020. Além disso, houve aumento de quase 50% no valor das transações realizadas em lojas do segmento.
De acordo com o estudo, o Sudeste (51,33%) apresentou o maior número de transações com Visa no segmento nos primeiros três meses do ano. Em seguida aparecem as regiões Sul (15%), Nordeste (15%), Centro-Oeste (11%) e Norte (6%).
Os dados apontam ainda que a maioria das compras de materiais de construção foi realizada de forma presencial, mas as transações online também se destacaram. No primeiro pico da pandemia (entre abril e maio), em 2020, houve crescimento de 74% dessas negociações, fator que trouxe reflexos positivos aos varejistas de construção que apostaram no e-commerce.