Soluções criativas são muito bem-vindas no mercado imobiliário. Uma delas transforma vergalhões de aço, pastilhas de vidro, madeirite e tubos de PVC, entre outros materiais, em pendentes, luminárias, mesas e objetos de decoração. O “Obra&Arte”, iniciativa do Instituto A.Yoshii que chega à sua terceira edição em Londrina (PR), é um trabalho desenvolvido por colaboradores da construtora de mesmo nome. De acordo com a empresa, com este projeto social já foi possível reaproveitar toneladas de materiais e resíduos que seriam descartados.
“Chegamos à terceira edição do projeto que, em anos anteriores, mostrou o quanto este trabalho é relevante do ponto de vista da sustentabilidade, ao reaproveitar resíduos da construção civil que seriam descartados e também do estímulo aos colaboradores que passam a ter um novo olhar sobre esses materiais”, comenta Aparecido Siqueira, presidente do Instituto.
Nesta fase do projeto em Londrina, o arquiteto e urbanista Fabrício Roncca será o responsável pelas oficinas, que acontecerão até setembro com cerca de 20 colaboradores da construtora, todos voluntários. Depois de finalizadas, as peças serão expostas em uma mostra de arte.