Lançada em 2016, a Coleção Niemeyer Design, foi criada pelo arquiteto Paulo Sérgio Niemeyer, bisneto de Oscar Niemeyer, e é fabricada pela Milênio Home, de Santa Catarina. A linha de móveis conta com peças inspiradas nos monumentos famosos projetados pelo grande arquiteto. Entre elas estão a mesa Oscar, o banco Alvorada, o banco Catedral, a mesa lateral Alvorada, a mesa lateral Catedral e a mesa de centro Folha. Todos as peças são feitos em madeira (catuaba, jequitibá ou imbui) e aço inox.
Outra criação que está sendo lançada oficialmente no Brasil é a Chaise Rio, criada em homenagem ao Rio de Janeiro. A peça é fabricada em duas cores: branca e preta. O design segue as linhas do traço genial de Niemeyer, com contornos que recriam a figura do Pão de Açúcar. Todos os móveis são certificados e numerados. E conta com duas séries: cores e madeira.
“Quando desenhei o primeiro objeto, a ChaiseRio, imaginei o móvel todo em fibra de carbono por ser um material moderno e de alta tecnologia. No entanto, tenho preferido usar a madeira e o aço”, explica Paulo Sérgio. O arquiteto também produziu uma luminária em poliestireno (PSAI) que funciona com de wifi ou bluetooth. “Gosto de pensar em explorar os materiais, as suas características e misturá-las, tentando sempre criar objetos diversos com detalhes que remetem a conceitos da própria arquitetura, explorando o conhecimento da tecnologia”, acrescenta.
Uma tradição de família
Influenciado desde pequeno pela obra de seu bisavô e por seu pai, o consagrado arquiteto Walter Makhohl, além sua mãe, a também arquiteta Walter Makhohl, Paulo Sérgio trabalhou por mais de 20 anos ao lado de Oscar Niemeyer, dirigindo seu escritório em Cuba e atuando em parceria na criação dos projetos do Caminho Niemeyer, em Niterói, no Rio de Janeiro, da Torre de Natal, em Natal, no Rio Grande do Norte, e do Memorial Luís Carlos Prestes, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, entre outros. Paulo Sérgio Niemeyer tem especialização em arquitetura sustentável e MBA em projetos urbanísticos. O arquiteto abriu seu primeiro escritório em 1999, o Niemeyer Arquitetos Associados com sede na capital do Rio de Janeiro. Deste então realizou diversos trabalhos em parceria com o bisavô até fundar o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas e Culturais.