Transformação digital nos canteiros
As profissões de Engenheiro e de Arquiteto vêm sendo altamente impactadas nos últimos anos pelo advento de novas tecnologias, impondo a necessidade de adaptação e atualização, ao mesmo tempo em que garantem maior eficiência nos mais diversos projetos. Com mais de 220 funcionários, em sua maioria engenheiros, arquitetos e técnicos em edificações, a Kemp Projetos e Gerenciamento mantém-se de forma permanente na busca por atualização tecnológica ao longo de sua trajetória. Uma das principais ferramentas utilizadas atualmente pela empresa é a metodologia BIM (Building Information Modeling – Modelagem de Informações da Construção), adotada na criação de modelos virtuais precisos das obras ainda em fase de projeto.
A Kemp também utiliza o Laser Scan 3D FARO-Focus e óculos de realidade aumentada. Os scanners são instrumentos perfeitos para a documentação e a pesquisa 3D nos setores de arquitetura, engenharia e construção, permitindo a realização de medições de construções e de objetos complexos de forma rápida, simples e precisa. Já os óculos de realidade aumentada propiciam ao cliente visitar e andar pela loja em tamanho real antes mesmo de ela sair do projeto, verificando todos os detalhes funcionais, como posicionamento e alturas.
Universidade corporativa leva conhecimento a profissionais
Neste ano, com o objetivo de disseminar o conhecimento sobre as novas tecnologias e, ao mesmo tempo, valorizar seus talentos, a Kemp apostou na criação de uma espécie de universidade corporativa, a Akademia Kemp, que disponibiliza cursos aos colaboradores a partir das demandas que eles próprios observam no dia a dia de trabalho. Com o investimento no aperfeiçoamento dos profissionais, a empresa também espera melhorar os resultados e a efetividade da equipe. “Hoje, a formação dos nossos profissionais de arquitetura está muito voltada à teoria e com foco na infraestrutura e em obras grandes. O nosso foco é o varejo, bancos, lojas de shopping”, explica a diretora da empresa, Barbara Kemp. “Então, tenho que treinar as pessoas para trabalhar da maneira como eu preciso. Muitas vezes, são pessoas que estão super alinhadas com a empresa, mas precisam de um conhecimento técnico a mais. E a gente quer fazer isso”, completa.
O lançamento da Akademia do Conhecimento ocorreu durante a Latam Retail Show, em agosto, em São Paulo. Alguns cursos já são ministrados na Kemp, mas a grade completa das atividades e a carga horária ainda estão sendo organizadas e devem envolver temas que vão desde gestão de projetos a contabilidade, elétrica e acessibilidade, tanto na modalidade presencial como a distância. “Não deixa de ser também uma estratégia para reter as pessoas, que poderão, trabalhando com a gente, crescer profissionalmente e tecnicamente”, afirma Barbara.
Publicar comentário