Exposto a gorduras e resquícios de produtos de higiene, o box de banho é uma peça que acumula muita sujeira e necessita de uma limpeza periódica. Para ajudar nesta tarefa, confira as dicas de Érico Miguel, técnico e designer de interiores da Ideia Glass:
A particularidade de cada box
Box de banho não é tudo igual! Por isso, é preciso se atentar aos detalhes de cada modelo. “Há box com roldanas coloridas ou pontos de cristais que não podem ser esfregados com uma esponja qualquer, pois vão perder todo o brilho”, explica Érico. Nestes casos, o profissional indica utilizar uma esponja macia para usar com movimento leves e assim não danificar o material. Também é preciso ficar atento ao uso de produtos de limpeza, pois eles podem deixar a ferragem do box opaca. “Quando falamos em químicos, é sempre aconselhável utilizar produtos neutros ou fabricados exclusivamente para este fim”, recomenda.
Produtos e utensílios certos para a limpeza
Sabão neutro, balde com água quente, antiembaçante para os vidros e panos que não soltam fiapos são produtos que precisam estar em mãos na hora de fazer a limpeza. “Não tem muito segredo na hora de limpar o box, produtos simples, que normalmente temos em casa, são suficientes para manter a peça em bom estado”, conta Érico. O profissional também ressalta a importância de fazer uso de uma esponja que não seja abrasiva, para evitar riscos.
Outra questão importante é sempre tomar cuidado com os produtos químicos de PH ácido, pois eles não reagem bem em contato com o vidro. “Água sanitária e cloro, por exemplo, podem estragar o vidro, além da possibilidade de causar reações alérgicas à pessoa que estiver realizando a limpeza”, enfatiza.
Enxaguar e secar
Para remover as manchas causadas pela gordura e que ficam impregnadas no vidro do box, a água quente pode ser uma grande aliada. “O primeiro passo é jogar a água em todo o local engordurado para que a sujeira comece a derreter. Depois de esfregar o local com sabão neutro, é necessário finalizar com uma segunda rajada de água quente para retirar todos os resíduos”, explica Érico. Depois do enxague, é muito importante secar os vidros e as roldanas para que as peças não fiquem manchadas. “É necessário utilizar panos macios e próprios para limpeza, com o intuito de evitar riscos e deixar fiapos no vidro”, alerta.
Transparência prolongada
Para preservar o vidro e mantê-lo com aspecto de limpo por mais tempo, Érico indica o uso de produtos com ação antiembaçante. “Aquele visual embaçado pode se prolongar por horas se o ambiente for fechado, o que pode causar um odor ruim no banheiro, além de uma aparência pouco atrativa. Os produtos antiembaçantes costumam ser bastante eficientes, por isso devem estar presentes no material de limpeza”, aconselha.