×

Obra em Niterói recebe tapume de plástico 100% reciclado

Um ecotapume de plástico 100% reciclado está transformando o entorno da obra do residencial Flua, na região central de Niterói, em um ponto de valorização da reciclagem. O terreno onde está ocorrendo a construção do novo empreendimento da Tegra Incorporadora, na Avenida Visconde do Rio Branco, reduz a produção de resíduos, fornece informações sobre reciclagem do material e até oferece pontos de coleta seletiva para a comunidade da região.

No total, 3.974 blocos de polipropileno reciclado foram utilizados para a montagem do tapume, dispensando o uso de placas metálicas e de madeira, tradicionalmente adotados nas construções. A estrutura foi fabricada a partir do reaproveitamento de aproximadamente duas toneladas de detritos plásticos. “Em parceria com fornecedores, criamos uma solução modular que funciona como um grande Lego, permitindo uma rápida montagem, um baixo impacto ambiental e um alto potencial de reutilização”, diz Angel Ibañez, diretor de suprimentos e ESG da Tegra.

Materiais plásticos expostos em vitrines instaladas no ecotapume detalham para os vizinhos as etapas do processo de fabricação dos blocos reciclados. Além disso, um painel socioambiental, com dados sobre itens reaproveitados, leva ao público dados atualizados sobre a evolução da construção, cujos resíduos plásticos também serão destinados ao recondicionamento, e estimativa de compensação de emissões de CO2.

Quando necessário, os blocos de plástico recondicionado ainda são utilizados na proteção das árvores no entorno da obra — normalmente isoladas por estruturas de madeira. De acordo com Ibañez, a solução modular, que dispensa o uso de pregos, reduz o risco de acidentes e qualifica a relação da obra com o entorno pelo acabamento e pelo caráter informativo. “São blocos com alta durabilidade e que contam com um método de fabricação responsável. Esperamos que essa iniciativa inspire os niteroienses a adotar a prática do reaproveitamento para o dia a dia”, reforça o diretor.

Publicar comentário