×

Locação a preços atrativos

Desde 2010, os aumentos cobrados pela locação de imóveis vêm desacelerando, de acordo com os dados do Índice FipeZap, que acompanha o preço de locação de imóveis em nove cidades do país. Naquele ano, os aluguéis subiram em média, 18,56%. Em 2011, 17,30%. No ano seguinte, 10,58% e, em 2013, 7,86%. No ano de 2014, o aumento foi de 2,86% e,desde o ano passado temos acompanhado uma redução no preço dos imóveis, e, este ano, a previsão é de queda de até 12%.

Apesar dessa baixa de preços algumas empresas principalmente as micro e pequenas empresas do setor de serviços não tem conseguido negociação com os proprietários e como forma de se manter “vivas” em um cenário de incerteza econômica e política, estão optando por mudar seu endereço, e na hora de procurar o novo local o acesso, as facilidades para locação e os preços que os condomínios oferecem tem sido o principal critério para os empresários.

Devido a esse movimento de migração, alguns locais tem visto sua procura aumentar significativamente. Um exemplo é o RioShopping Jacarepaguá no Rio de Janeiro, com valores de locação bem atrativos. Hoje, é um dos maiores centros de serviços da região, com uma oferta diversificada neste segmento, desde atividades médicas e educacionais, a atendimentos e serviços de órgãos municipais, estaduais e federais. A localização é privilegiada, em uma área de maior crescimento imobiliário de Jacarepaguá, cuja população possui o maior poder aquisitivo da região. O shopping é localizado em um ponto estratégico, na confluência da Linha Amarela, a 5 km da Barra da Tijuca, com facilidade de acesso a vários pontos da cidade.

Segundo o Portal Exame: a parcela de lojas vagas nos shoppings brasileiros, revelada por um estudo feito pelo Ibope Inteligência em parceria com a Associação dos Lojistas de Shoppings (Alshop), atingiu neste ano níveis recordes. Nos shoppings consolidados e abertos até 2012, a vacância é de 9,1%, o dobro da média histórica. Nos shoppings novos, a ociosidade chega a 45%.

Ao contrário da maioria dos shoppings que tem visto a vacância aumentar, o RioShopping tem visto sua vacância diminuir e avança na contramão da crise.

Publicar comentário