Google aponta cenário positivo no mercado de imóveis no país
Dados do Google apontam que no primeiro semestre deste ano as buscas por termos relacionados a compra, venda ou aluguel no país tiveram aumento de mais de 44% se forem comparadas ao mesmo período de 2016. Outro destaque ficam por conta das mudanças positivas sobre a movimentação nas intenções de negócios. Pela primeira vez, nos últimos três anos, as buscas realizadas pelas palavras compra e venda foram maiores do que as buscas por aluguel.
Enquanto as pesquisas por compras cresceram 71% ao ano, as por aluguel cresceram 21% em 2017. Além disso, 48% do total das buscas por venda e compra foram realizadas por meio de celular.
Segundo Adriano Nasser, líder na área de parceria estratégica do Google, nos dias atuais, pelo menos, 71% dos consumidores inicia o processo de procura por imóveis pelo site/aplicativo de uma empresa e a maioria pesquisa pelo menos cinco marcas (construtoras ou imobiliárias) antes de bater o martelo.
Ainda pelas pesquisas do Google, não basta a empresa ter somente um site ou aplicativo, é necessário estar de olho no tempo de carregamento da página. No Brasil, cerca de 40% dos clientes abandonam um site se ele demorar mais de dez segundos para abrir; 29% dos usuários de smartphone irão sair de site imediatamente se ele não for mobile friendly; e uma em cada cinco nunca mais volta ao seu site ou anúncio se um dos problemas anteriores se repetir.
De acordo com o executivo, as mudanças vem acontecendo junto com a consolidação de uma nova jornada do consumidor. “Hoje, o que determina a tomada de decisão são os chamados micro-momentos, responsáveis para que uma venda, ou aluguel, se tornem realidade. Além disso o consumidor está conectado o tempo todo, com acesso direto à informação ”, diz Nasser.
Outra mudança de comportamento percebida neste consumidor, apontada pelas Buscas do Google está na preferência por permanecer, ou estar nas proximidades do bairro em que mora. As procuras por imóveis “próximo a mim” cresceram 64% em 2017.
Números
- 120 milhões de pessoas acessam a internet, no Brasil todo mês
- 104 milhões de usuários de smartphones no Brasil
- 96% descobriram novos produtos e negócios, por meio de busca online, anúncios ou vídeos
- 79% dos usuários de smartphones esperam por informação imediata quando buscam por algo
- 72% já realizaram uma compra em uma loja em que nunca estiveram antes
Fonte: Ebit
Para mais informações sobre negócios no mercado imobiliário, clique aqui.
Publicar comentário