Dicas para um home office sem ruídos
Com a Covid-19, o trabalho remoto se tornou uma realidade em várias partes do mundo. Mais de dois anos depois, a tendência é que muitos profissionais e empresas continuem operando suas atividades em suas residências. Um levantamento realizado pelo ICRH (Índice de Confiança Robert Half) que aponta as perspectivas de contratação e expectativas do mercado de trabalho mostra que 48% das empresas adotarão o modelo híbrido ao longo deste ano.
O que antes era um espaço improvisado dentro de casa para uso temporário, acabou se tornando seu local de trabalho por definitivo. Com isso, surge a necessidade de preparar o cômodo para que ele ofereça o conforto necessário de um escritório. Fernando Neves, coordenador de Desenvolvimento de Mercado da Saint-Gobain, dá algumas dicas para driblar uma das principais reclamações durante o home office: os barulhos e ruídos, sejam eles internos ou externos a sua casa.
“Quem aderiu ao home-office ou trabalha em modelo híbrido já se deparou com adversidades sonoras como barulho de obras, buzinas de veículos, choro de crianças, pessoas falando em outros cômodos e outros sons que podem desviar a atenção. Por este motivo, um ambiente de trabalho com um tratamento acústico em casa pode trazer impactos positivos não só na produtividade, concentração, mas na qualidade de vida de quem investe neste tipo de ambiente”, afirma Neves.
Como melhorar a acústica no home office
O primeiro passo é checar como está a vedação das portas e janelas do ambiente. Caso elas não estejam cumprindo sua função de diminuir sons e ruídos externos, vale investigar se há brechas em sua estrutura. Uma técnica para ver isso é passar uma lanterna nos cantos da porta e verificar se é possível ver a luz do outro lado. Se conseguir ver a luz, invista na vedação.
Outra orientação importante é o posicionamento da sua mesa de trabalho. Opte por ficar em frente à janela e invista em uma cortina de pano — além de te ajudar com a iluminação, a cortina ajuda a absorver um pouco dos ruídos do ambiente.
Assim como a cortina, outros objetos que tenham tecido e/ou espuma quebram um galho quando o assunto é a acústica. Considere instalar um sofá em seu escritório, ou até mesmo montar seu ambiente de trabalho onde armazena suas roupas.
Além destas sugestões, o especialista ressalta que o mais indicado para tratamento acústico é procurar algum profissional para auxiliar nesta questão. A partir de um projeto arquitetônico, será possível ver exatamente as necessidades do ambiente e definir os produtos específicos para cada situação, que além de oferecerem uma performance superior, também se adaptam a estética do espaço, servindo como um complemento a decoração.
Publicar comentário