Cursos de capacitação para gestão de condomínios chegam à Barra da Tijuca
A Unisecovi Rio, universidade corporativa do Secovi Rio (Sindicato da Habitação), acaba de abrir o campus na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, na Associação Bosque Marapendi. A unidade promove cursos de capacitação de síndicos e gestores condominiais. Para entender mais um pouco da proposta deste projeto, conversamos com Alexandre Tavares, coordenador da Unisecovi Rio.
O número de síndicos profissionais tem crescido muito. Essa tendência é porque ninguém quer assumir o papel de síndico nos condomínios?
Eu acredito que esta tendência ganhe força por dois fatores. O primeiro é realmente o fato de que a maioria das pessoas não quer ser síndico do seu próprio condomínio sem a devida remuneração. Sabemos o quanto a atividade de um síndico demanda em termos de tempo e do desgaste pessoal que pode gerar. Realizar a tarefa sem remuneração não faz sentido para a maioria das pessoas.
O segundo fator está relacionado à crise econômica que atravessamos. Infelizmente, é grande o número de administradores, advogados, economistas, engenheiros e contadores, entre outras profissões, que perderam seus empregos nos últimos anos e encontram dificuldade para voltar ao mercado de trabalho. Por isso, entre estes profissionais, é cada vez maior o número que percebe que podem atuar como síndicos remunerados em um ou mais condomínios. Podendo assim, gerar uma remuneração tão boa ou melhor do que recebiam como empregados. E o melhor, com mais autonomia e liberdade de horários.
Qual o primeiro passo para se tornar um síndico profissional capacitado? E qual o valor médio da remuneração?
Ser síndico, antes de tudo, significa assumir grandes responsabilidades. Se você juntar isto ao fato de que tanto a legislação quanto a estrutura dos condomínios estão cada vez mais complexas – alguns condomínios chegam a parecer minicidades –, obter uma capacitação adequada para atuar como síndico é imprescindível.
Não dá mais para trabalhar de forma amadora. São necessários conhecimentos específicos em áreas como legislação, rotinas condominiais, orçamento, manutenção predial, gestão de conflitos e comunicação. Na Unisecovi Rio, entre os cursos de capacitação, temos o de Administração de Condomínios, que tem carga horária de 127 horas, abrangendo todas estas áreas. É o curso mais completo do mercado, ministrado apenas por profissionais que têm conhecimentos práticos em suas disciplinas. Já tivemos 17 turmas deste curso no Secovi Rio, o que faz que sejamos referência no mercado para quem quer tornar-se síndico.
Quanto à remuneração, temos estudos que indicam que a média é de R$ 1.500 por condomínio, podendo chegar a mais de R$ 9.400. A remuneração varia em função de fatores como quantidade de unidades, complexidade do condomínio e quantidade de horas que o síndico profissional estará disponível presencialmente no condomínio, entre outros fatores.
A UniSecovi Rio acaba de chegar na Barra da Tijuca. O que levou vocês a tomarem esta decisão, mesmo em tempos de crise?
Primeiro porque como comentamos anteriormente, a crise atual tem levado as pessoas olhar cada vez mais a atividade de síndico remunerado como uma boa alternativa profissional. Desta forma, a demanda por nossos cursos só tem aumentado.
Em segundo lugar, porque na Barra existe um grande número de condomínios. Desde os pequenos até os grandes, com centenas de unidades e grande infraestrutura. Ou seja, o mercado potencial para síndicos profissionais é muito bom na região.
E por último, embora o transporte entre a Barra e o Centro tenha melhorado bastante nos últimos tempos com a chegada do metro e do BRT, ainda é despendido um certo tempo para quem mora ou trabalha na Barra se deslocar para o centro do Rio. Este tempo pode ser melhor aproveitado com as aulas acontecendo na Barra.
Ou seja, demanda crescente, mais o potencial do mercado na região, mais o tempo gasto na locomoção para o Centro, fizeram com que tomássemos a decisão de oferecer nossos cursos na Barra da Tijuca. Fizemos uma boa parceria com a Associação Bosque Marapendi, que permite oferecermos nossos cursos no bairro com uma localização de fácil acesso para quem está lá.
Quer ver outras entrevistas, leia aqui.
Publicar comentário