Coworkings e Mobilidade: a nova tendência de locomoção no trabalho
De acordo com uma pesquisa realizada pela Arval, oito em cada dez empresas brasileiras já trazem ao menos uma alternativa de mobilidade para seus colaboradores em relação ao carro corporativo ou transporte público. Esse novo olhar para o tema é uma consequência das diversas mudanças recentes no mundo do trabalho, especialmente com o crescimento dos coworkings.
Segundo Daniel Moral, CEO e cofundador da Eureka Coworking, uma das principais redes globais do setor, esses espaços transformam a forma como as pessoas se locomovem pelas cidades, já que possuem horários de funcionamento flexíveis e localização próxima a estações de metrô, ciclovias e até das casas dos trabalhadores. “São ambientes voltados para quem quer otimizar tempo e reduzir o estresse do deslocamento”, diz.
O executivo ainda reforça que esse segmento é fundamental não apenas para alavancar carreiras, mas também os negócios das empresas. “Os funcionários conseguem organizar o seu dia a dia com tranquilidade, se dedicando tanto às suas vidas pessoais quanto profissionais. Isso gera uma satisfação maior com os seus contratantes, que, além de pouparem os custos do transporte, ganham em produtividade”, complementa.
A importância das bicicletas nos coworkings
A Eureka Coworking é um exemplo de como os coworkings impactam a relação entre trabalho e mobilidade, principalmente por enfatizar o papel relevante das bicicletas. Além de possuir unidades localizadas em pontos estratégicos da cidade, como a Avenida Paulista, em frente à Praça do Ciclista, os prédios da empresa estimulam que os coworkers se desloquem com o meio de transporte em suas próprias decorações, que simulam ciclovias.
Parte disso também se deve ao fato de Moral ser co-criador do projeto Bike Tour SP, iniciativa que promove passeios de bicicleta por diferentes roteiros na capital paulista. O projeto já impactou mais de 80 mil pessoas e arrecada mais de 1 tonelada de alimentos por mês.
“A bicicleta, para mim, sempre foi sinônimo de liberdade, acessibilidade, sustentabilidade e bem-estar”, ressalta o executivo. “É um dos meios de transporte que mais acompanha um estilo de vida dinâmico e conectado ao ambiente urbano, então vamos continuar motivando os nossos coworkers a incorporar essa prática em seus trajetos”, completa.
O coworking também é equipado com toda infraestrutura necessária para os ciclistas, como bicicletários gratuitos. Além disso, a Eureka apoia iniciativas como Ciclocidade, Pedale-se e Cheguei de Bike, bem como o Shimano Fest, maior evento do setor das duas rodas.
Dia Mundial Sem Carro: promovendo a mobilidade sustentável
Ainda no Mês da Mobilidade, é celebrado o Dia Mundial Sem Carro, em 22 de setembro. Por isso, a Eureka Coworking promoverá uma ação especial no dia, levando 15 membros para conhecerem a cidade de SP por meio do Bike Tour SP, o que inclui recepção com café da manhã na Eureka localizada dentro do Shopping Top Center, ponto de partida para o tour pela cidade paulista.
A ação ainda se estende à unidade Eureka Lisboa, em Portugal. Na Semana Europeia da Mobilidade 2024, que ocorre entre os dias 16 e 22 de setembro, a empresa organizou uma tour a pé em Lisboa para as empresas instaladas na cidade.
Um dos principais objetivos da iniciativa é estimular uma mobilidade menos poluente, já que esses automóveis emitem uma grande quantidade de gás carbônico na atmosfera. A própria Organização das Nações Unidas (ONU) estima que viver sem carro pode reduzir a pegada de carbono anual em cerca de 3,6 toneladas.
Moral ainda acrescenta que a ação pode contribuir para que outras pessoas e empresas repensem suas relações com a cidade. “Mais do que poupar o tempo perdido em filas e no trânsito, deixar o carro em casa cria uma lógica de pensamento mais coletivo e voltada para o bem da sociedade e do meio ambiente”, conclui.
Gostou do nosso conteúdo sobre coworkings e mobilidade? Leia também: Cartilha orienta construção para agenda ESG
Publicar comentário