Casa Tegra recebe lançamento de livro que leva conceitos de urbanismo para crianças
A relação entre as cidades e a infância estará em pauta hoje na Casa Tegra, em São Paulo. A partir das 19h30, o espaço de experiências da incorporadora na Zona Sul da capital ( Rua Joaquim Floriano, 188, Itaim Bibi) receberá a jornalista Bianca Antunes e a arquiteta e urbanista Beatriz Martinez para um bate-papo gratuito sobre formas de levar conceitos de arquitetura e urbanismo para as crianças nos momentos de ler e de brincar.
Pais e filhos estão convidados para o evento, que integra as ações de lançamento do livro “Vou a Pé” (Editora Pistache, R$ 53), publicação de Bianca voltada ao público infantil, em parceria com a ilustradora Luísa Amoroso. A obra retrata a rotina da menina Sossô e as descobertas, emoções e brincadeiras da personagem no caminho de casa até a escola. As ilustrações de Luísa Amoroso retratam a cidade na altura da criança, e o espaço urbano é retratado como um lugar de fantasias e brincadeiras, assim como de educação, inspiração e memórias. O livro foi selecionado no edital do Proac 2022 e conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas; e da iniciativa Urban95, por meio da Fundação Bernard van Leer e do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip).
A palestra também marca a abertura da campanha de financiamento do jogo interativo de tabuleiro “Trilhas Urbanas”, criado por Beatriz Martinez e que convida os jogadores a resolverem, em colaboração, os problemas da cidade. Voltado a crianças a partir dos sete anos de idade, o projeto é semicooperativo e se baseia nas habilidades da Base Nacional Comum Curricular. Além disso, ele introduz os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU de forma lúdica, aplicados ao cotidiano. O design e a mecânica de jogo foram vencedores do 5º Prêmio Design Tomie Ohtake, que é voltado a estudantes universitários e profissionais recém-formados.
Publicar comentário