×

A importância das ferragens na vida útil do móvel

Você já parou para pensar sobre a importância das ferragens na conservação do seu mobiliário? Pois na hora de encomendar um móvel sob medida, é preciso estar atento a este detalhe. De acordo com Flávio Aurélio, diretor da rede Flaviense GMAD, estas peças são muito importantes, pois elas são responsáveis por fazer o mobiliário funcionar corretamente.

“Quem nunca teve que balançar uma gaveta para tentar fechá-la por conta de uma ferragem ruim? Ou pior, acidentes envolvendo crianças que abriram a gaveta e a mesma despencou? Um móvel bem feito deve ter ferragens de qualidade para garantir a vida útil do produto e a segurança das pessoas”, alerta Flávio.

Para quem pretende encomendar um móvel, o diretor da rede recomenda conhecer os tipos de ferragens para entender as suas aplicações. “Elas são divididas em dois segmentos: as técnicas, que são os articuladores, as corrediças, as dobradiças, as buchas, as fechaduras e os fechos para móveis, além dos sistemas de porta de correr, e as ferragens decorativas. Neste último caso, consideramos os puxadores, os rodízios, os aramados, os organizadores, os pés e os pontos de iluminação”, explica Flávio. Ele conta ainda que o marceneiro costuma indicar o tipo ideal de produto para cada mobiliário. Confira mais dicas:

– Não basta o móvel ser bonito; ele precisa ser funcional e seguro. Por isso, é fundamental investir em peças de qualidade. Nem sempre a ferragem mais cara é a melhor e a mais barata, normalmente, não é a escolha ideal. Fique atento!

– A ferragem correta é aquela mais adequada ao seu projeto. Por isso, consulte o seu marceneiro para ter uma orientação.

– Em regiões de praia, litoral ou com umidade, use ferragens em aço inox para ter maior durabilidade.

Publicar comentário