A construtora e incorporadora Patrimar está expandindo as suas ações sustentáveis com o selo “Sempre Verde”, métrica interna que mensura a sustentabilidade de cada empreendimento das marcas Patrimar e Novolar, incentivando assim, o cuidado com os aspectos econômicos, sociais e ambientais no planeta por meio de colaboradores, fornecedores, clientes atuais e futuros.
“A sociedade está cada dia mais consciente de sua responsabilidade perante os recursos naturais, além de exigente com os produtos que consome. Diante disso, a companhia sentiu a necessidade de acompanhar essa evolução em relação à sustentabilidade”, explica Alex Veiga, CEO do Grupo Patrimar, sobre os ideais que permeiam a criação das iniciativas sustentáveis da empresa.
O selo foi elaborado seguindo as diretrizes de redução dos impactos ambientais, melhoria do ambiente de trabalho, integração com a vizinhança e comunidade, conforto para o cliente gerando mais satisfação, redução dos gastos, além do desenvolvimento da forma como a companhia é vista diante do tema sustentabilidade.
“Idealizei essa iniciativa para o programa ‘Semeando Ideias’ do Grupo Patrimar em 2019. Na época, ganhei o prêmio de melhor projeto e hoje ele está sendo colocado em prática pela gerência de Qualidade e Sustentabilidade da companhia. O projeto vem sendo lapidado e eu estou muito feliz e ansiosa para vê-lo na prática”, explica Nathália Garcia, gestora de Qualidade e Sustentabilidade do Grupo Patrimar.
Demais iniciativas sustentáveis
O Grupo Patrimar busca em seus projetos alinhar a qualidade de vida com a preservação e uso consciente dos recursos naturais. Entre as iniciativas sustentáveis estão:
1) Placas fotovoltaicas que produzem energia elétrica de forma segura, limpa e com um custo mais baixo;
2) Sistema de reaproveitamento de águas pluviais;
3) Estrutura para medição individualizada de água;
4) Pontos de recarga para carros elétricos;
5) Luzes nas áreas comuns, garagens e halls, com sensor de presença e lâmpadas de LED;
6) Sistema dual flux nos vasos sanitários e torneiras das áreas comuns e dos apartamentos;
8) Projetos hidráulicos desenvolvidos com controle de vazão para as áreas privativas;
9) Lixeiras adequadas para coleta seletiva e recipientes para descarte exclusivo de baterias, pilhas e óleo;
10) Horta urbana nos rooftops das torres para um cultivo de alimentos que podem ser distribuídos aos moradores que fazem questão de uma alimentação mais saudável e sem agrotóxicos;
11) Bicicletas e patinetes elétricos compartilhados, contribuindo para uma mobilidade mais saudável, um trânsito melhor e para a diminuição da poluição;
12) Hidrômetros individualizados para cada condômino regular o seu consumo de água.