A emoção de comprar um imóvel e o entusiasmo gerado pelo mercado imobiliário, apesar de prover a realização de um sonho, pode reservar algumas armadilhas.
O consumidor deve estar atento a diversos fatores ao decidir adquirir um imóvel, sendo ele novo – na planta ou já pronto – ou usado. É necessário se precaver de algumas destas armadilhas, dentre eles checar o histórico da construtora; verificar os documentos do imóvel; se atentar as vendas casadas e taxas de corretagens práticas comuns das construtoras, porém consideradas ilegais pelo ordenamento jurídico brasileiro. Dentre outros cuidados.
O advogado Leandro Lopes, sócio do escritório Pascoal Lopes Advogados, aconselha “caso o comprador opte por comprar um imóvel na planta é importante analisar o histórico da construtora. Cheque se a incorporação foi devidamente registrada no cartório de Registro Geral de Imóveis e observe o memorial descritivo do empreendimento”. Ele ainda explica que o consumidor deve se atentar as práticas ilegais praticadas pelas construtoras e incorporadoras, “a venda casada e a taxa de corretagem são algumas das ilegalidades mais comuns das construtoras e incorporadoras, justamente porque uma parcela muito pequena da população tem ciência ou procura estar atenta aos seus direitos”.
Por isso na hora de adquirir um imóvel é preciso levar em consideração muitos fatores antes de assinar um contrato de compra. Em todos os casos, é importante contar com profissionais como advogados e engenheiros/arquitetos, para se cercar de garantias e afastar problemas futuros.