A mudança no perfil dos condomínios, com cada vez mais serviços e mais moradores, tem exigido do mercado a qualificação do síndico. Atenta a essa demanda, a Apsa oferece em fevereiro a sexta turma para formação de Gestor de Propriedade Urbanas (GPU). As aulas acontecerão na sede da empresa no Centro do Rio de Janeiro, terças e quintas, das 18h30 às 21h30. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.apsa.com.br. Para aqueles com dificuldade no deslocamento e falta de tempo específico para dedicação aos estudos, há ainda a possibilidade de realizar a formação à distância.
Marcos Moreira era representante comercial e acabou assumindo como síndico do prédio em que mora porque “ninguém mais queria ser”. Foi aí que descobriu uma paixão pela gestão financeira e de pessoas e sentiu que deveria se capacitar. Ele fez a formação de GPU da Apsa em 2018 e hoje mudou o ramo de atuação profissional. “Depois do curso, assumi a gestão condominial como principal atividade, me tornei parceiro da Apsa e hoje administro 10 condomínios entre Recreio, Barra, Leblon e Laranjeiras. Percebi que existia ali uma grande oportunidade de carreira e consegui aumentar a minha renda mensal em mais de 50% com a nova atuação”, conta Moreira.
Marcelo Freire, gerente geral de Condomínios da Apsa, chama atenção para o fato de que as atribuições atuais de um síndico são muito similares as de um executivo de empresa, exigindo conhecimento e experiência que necessitam de formação especial. Desde o início do curso de Gestor de Propriedades Urbanas, a Apsa já Capacitou e formou mais de 120 síndicos entre condôminos e profissionais. Os síndicos parceiros, tiveram uma média de incremento de carteira maior que 100%.
“Se avaliarmos os quatro principais lançamentos de imóveis recentes na Zona Sul do Rio de Janeiro, todos são condomínios de grande porte, que terão orçamento a ser administrado na casa de milhões de reais. Para gerenciar essa ‘empresa’, o síndico precisa dominar conceitos complexos de administração, legislação, finanças, manutenção e gestão de conflitos. Ter um síndico capacitado na gestão do condomínio é uma demanda alta do mercado, que busca maior segurança jurídica, administrativa e financeira para garantir qualidade de vida dos moradores”, destaca Freire.
Programa
No curso o síndico aprenderá sobre administração nos termos do Código Civil, Legislação Trabalhista, previsão orçamentária, obrigações e retenções fiscais e tributárias, gestão de seguros obrigatórios, práticas de Departamento Pessoal e jornada de trabalho. Na certificação da sexta turma foram incluídos ainda três novos temas: Direito Ambiental, Gestão de Conflitos e Análise de Contratos. Além disso, o profissional que faz a formação de GPU da Apsa tem a possibilidade de integrar o Programa de Parceria e se tornar um síndico parceiro da empresa, sendo indicado para exercer a função nos condomínios da carteira. O Programa de Parceria concede ainda descontos em workshops, eventos, suporte em estrutura com escritório coworking e acesso a consultoria em diversos assuntos.