Quem pretende viajar no carnaval e está de olho em uma oportunidade de aluguel por temporada, precisa estar atento a alguns detalhes importantes que podem evitar dores de cabeça para inquilinos e proprietários. De acordo com Luis Guilherme Russo, advogado e diretor-presidente da Irigon, para os viajantes a temporada traz vantagem porque pode ajudar a economizar até 30% no preço de hospedagem e de refeições. No entanto, há sempre o risco de o imóvel não se apresentar da forma anunciada, já que muitas contratações acontecem por telefone ou Internet. Por isso, deve-se ter muito cuidado ao escolher um site ou serviço indicado.
Para os proprietários, Russo indica, primeiro, fazer uma sindicância sobre o inquilino. “O SPI (Serviço de Proteção ao Inquilinato) é especializado neste tipo de pesquisa no Rio de Janeiro. Sendo importante não deixar objetos de valor no imóvel a ser alugado por temporada e exigir garantias, como depósito ou caução, para o caso de existirem danos na entrega das chaves. Existem vários sites que oferecem medidas de segurança, porém nunca se deve deixar de tomar também precauções a mais”, alerta.
O advogado acrescenta que o pagamento deve ser feito antecipadamente e que redigir um contrato é imprescindível, independente da duração da locação. Assim, você pode evitar surpresas desagradáveis e alugar seu imóvel sem medo de problemas com o locatário e até com a lei.
Leia também Dicas na hora de alugar um imóvel