×

Vassoura não é tudo igual: dicas para não errar na limpeza

Pisos lisos ou ásperos, cerdas firmes ou macias, áreas internas ou externas, esses são alguns dos detalhes que merecem atenção na escolha da vassoura e que fazem a diferença na hora da limpeza. De acordo com Suelen Viana, dona do perfil no instagram @bysuelenviana, o mercado está cada vez mais atento às necessidades dos consumidores. ‘’Basta olhar os corredores de limpeza dos supermercados para notar o leque de opções de vassouras à venda. São diferentes tamanhos, formatos e tecnologias para qualquer necessidade,’’ observa. E com tantas opções, para não ter erro, a influenciadora destacou dois pontos principais que devem ser observados na hora da escolha do produto: o tipo de cerda e de piso.

Tipos de cerdas

De acordo com Suelen, são as cerdas que definem a indicação de uso da vassoura e que influenciam na performance da limpeza. Existem vassouras com cerdas mais rígidas, aquelas mais macias e flexíveis e há, também, aquelas que mesclam os dois tipos de cerdas. ‘’Vassouras que trazem cerdas duras são indicadas para limpeza externa, com pisos rústicos, acimentados e de pedra. Elas são ideais quando há um grande volume de folha a ser varrido, por exemplo. Já as macias, são indicadas para uma limpeza delicada, uma vez que apresentam flexibilidade e leveza necessárias para não arranharem as superfícies’’, explica. Os modelos com cerdas mistas são indicados para todos os tipos de limpeza. ‘’Vassouras que trazem essa tecnologia são coringas na hora de varrer o chão. Com dupla função, as cerdas duras agem em sujeiras encrustadas e as macias atuam na varrição de pó, cabelos e farelos’’, acrescenta.

De acordo com a influenciadora, existe uma dica infalível para identificar os tipos de cerdas das vassouras: ‘’Sempre falo para os meus seguidores testarem o produto na própria loja, pressionando-o no chão. Desta forma é possível checar se as cerdas são mais rígidas ou flexíveis’’, destaca.

Tipos de pisos

Após entender as diferenças entre os tipos de cerdas e suas funcionalidades é preciso analisar o tipo de piso presente nos ambientes da casa. Áreas externas, que geralmente contam com pisos ásperos, exigem uma limpeza mais pesada e, portanto, vassouras com cerdas mais resistentes. ‘’O piso do meu quintal é acimentado, e neste caso uso uma vassoura de cerdas sintéticas mais resistente, pois preciso colocar maior pressão no utensílio na hora de varrer’’, conta.

Já nas áreas internas, que normalmente possuem pisos lisos e mais delicados, a escolha de uma vassoura com cerdas macias é ideal para evitar riscos e para não prejudicar o brilho natural das superfícies. Outro ponto é que a sujeira costuma ser composta por pelos, ciscos, cabelos, itens muito pequenos e leves, que não seriam eficientemente conduzidos por uma vassoura com cerdas duras. ‘’Meu piso da cozinha é de porcelanato e todo cuidado é pouco para não arranhá-lo! Na hora da limpeza, costumo usar uma vassoura com pelos naturais macios’’, completa.

Dicas de produto

Com as orientações em mente, agora é hora de escolher a modelo ideal. A Noviça, marca da Bettanin, por exemplo, apresenta um amplo portfólio do utensílio para as mais diferentes necessidades. Entre eles estão modelos com cerdas multiuso, com dois tipos de cerdas (firmes, para limpeza de sujeiras incrustadas, e macias, para limpeza de pelos e poeira, as vassouras são indicadas para a limpeza de ambientes internos e externos, além de atenderem todos os tipos de piso, como, frios, rústicos, vinílicos e de madeira); macias, com foco em limpeza de ambientes internos; e duras, ­­­indicadas para áreas externas com pisos rústicos, em pedra ou acimentados. Saiba mais em: www.novica.com.br.

Publicar comentário