×

Redução da Selic: Abrainc considera que medida vai impulsionar o mercado imobiliário

A decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central (BC) de reduzir novamente a taxa Selic em 0,5 ponto percentual, que agora passou de 11,75% para 11,25% ao ano, foi considerada positiva pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias). Esse foi o quinto corte consecutivo de 0,5 ponto percentual na taxa básica de juros da economia.

Em nota, a associação considera que a medida vai impulsionar não apenas o crescimento econômico do país como também o setor imobiliário, onde taxas de juros elevadas impactam negativamente o custo dos financiamentos habitacionais.

A Abrainc destaca também que a queda na inflação proporciona ao BC a oportunidade de seguir com a trajetória de redução da Selic, promovendo condições mais favoráveis para o desenvolvimento econômico. Além disso, a entidade lembra que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 2023 encerrou o ano em 4,62%, retornando à meta proposta.

“Essas medidas não beneficiariam apenas o setor imobiliário, tornando os financiamentos habitacionais de médio e alto padrão mais acessíveis, mas também contribuiriam para o progresso econômico e social do Brasil”, afirma Luiz França, presidente da Abrainc. Ele ressalta ainda a necessidade de medidas contínuas que promovam a redução das taxas de juros e incentivem o acesso ao crédito para os compradores de imóveis.

Publicar comentário