×

Corretores de imóveis ainda mais conectados

Os corretores de imóveis vão ficar ainda mais antenados em 2020. Isso porque os profissionais vão passar a ter a Carteira Digital do Corretor de Imóveis (Icorretor) e um novo programa para o Recadastramento Nacional a ser realizado pelo Sistema Cofeci-Creci, que é o Conselho Federal dos Corretores de Imóveis. Segundo Celso Pereira Raimundo, diretor da área de Inovação e Tecnologia do (Cofeci), um dos benefícios é disponibilizar informações sem que o profissional precise se deslocar até o Conselho Regional do seu estado. Raimundo explica ainda que o Sistema Cofeci-Creci vem se mantendo atento e atuante nesta área, seja no desenvolvimento de novas ferramentas ou no apoio e na fiscalização para evitar a atuação ilegal da profissão. Além disso, há a necessidade de se aproximar ainda mais dos corretores mais jovens, que são hard users. “É humanamente impossível dispensar a evolução da juventude no mercado imobiliário e principalmente na tecnologia”, destaca Raimundo.

Segundo uma pesquisa realizada pela Cetic (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação), ligado ao Comitê Gestor da Internet do Brasil, o número de pessoas que acessam a internet cresce a cada ano, atingindo 77% da população (dados de agosto de 2019), sendo que 97% navegam pelo celular. Já na plataforma de análises de busca do Google, o GTrends, a procura por imóveis na internet, que em dezembro de 2018 era de 69 pontos, atingiu 73 pontos em novembro deste ano, demonstrando o crescimento da demanda através da web.

Estes dados comprovam a necessidade do mercado imobiliário tornar-se digital, o que inclui os serviços do Sistema Cofeci-Creci. “Embora o avanço do setor na área tecnológica ocorra conforme o esperado é necessário um upgrade dos sistemas e softwares. Por isso, o nosso objetivo é incentivar o diálogo para aperfeiçoamento das ferramentas disponibilizadas”, completa Raimundo.

A criação dos novos programas nasceu da necessidade de administração dos dados cadastrais e do desenvolvimento de tecnologias para um upgrade permanente, que facilite o trabalho destes profissionais. “Desta forma, será possível recomendar o que é benéfico ou não para o mercado, pois é visível o rumo que os negócios estão tomando, não somente os imobiliários, mas também de outros setores, que passarão cada dia mais, pela internet”, conta o diretor. As ferramentas lançadas estarão disponíveis no Portal da Transparência e no site oficial do Cofeci no início de 2020.

Publicar comentário