Cartórios de Notas do RJ registram alta de 34% nas escrituras de compra e venda de imóveis
A plataforma e-Notariado, que permite a prática de atos notariais em meio eletrônico, entre eles as escrituras de compra e venda, doação e permuta de bens imóveis, foi uma das responsáveis pelo crescimento de 34% nos atos negociais envolvendo propriedades no Rio de Janeiro, na comparação com o primeiro ano completo de seu funcionamento (junho de 2020 a maio de 2021) com o mesmo período anterior (junho de 2019 a maio de 2020).
Os dados compilados pela Central de Serviços Eletrônicos do Colégio Notarial do Brasil (Censec), plataforma de dados administrada pelo CNB/CF que reúne os atos praticados pelos Cartórios de Notas do estado do Rio de Janeiro, mostram que em números absolutos foram 59.294 escrituras no primeiro período, em comparação a 44.191 no período anterior. Em relação à média dos recortes de junho a maio desde 2007, o aumento em 2021 foi de 23%.
“O fato é que o e-Notariado evoluiu de acordo com as necessidades da sociedade. Com a chegada da pandemia, que tornou a resolução de demandas de forma on-line imprescindível por conta do distanciamento social, essa evolução teve que ser ainda mais ágil devido a sua grande importância naquele momento para os cidadãos fluminenses, que precisavam continuar utilizando os serviços dos Cartórios de Notas para a segurança jurídica de seus atos pessoais e patrimoniais”, afirma José Renato Vilarnovo, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio de Janeiro.
Publicar comentário