Em reconhecimento ao legado da Carvalho Hosken, uma das vias mais importantes da Barra agora é Avenida Engenheiro Carlos Carvalho
A Carvalho Hosken completa este mês 74 anos com um legado no Rio de Janeiro marcado por obras que transformaram a Barra da Tijuca por meio de seu fundador, o engenheiro e empresário Carlos Fernando de Carvalho (1924 – 2024). E todo este mérito acaba de ser ainda mais reconhecido com o Decreto nº 56578, da Prefeitura do Rio. Isso porque a principal via da região está de novo nome: o trecho da Avenida Embaixador Abelardo Bueno que começa na Avenida Ayrton Senna e termina na Estrada Coronel Pedro Corrêa, com 2,2 km de extensão, agora se chama Avenida Engenheiro Carlos Carvalho.
O decreto já está em vigor e a expectativa é que, nos próximos dias, prefeitura atualize as sinalizações viárias e os cadastros oficiais de endereços. “Estamos honrados com a homenagem, pois o Dr. Carlos foi um visionário. Ele ‘enxergou’ a Barra em uma época que ninguém percebia o potencial da área. E a partir desta iniciativa, a Carvalho Hosken contribuiu para transformar a região com projetos inovadores que são referências no país e no mundo”, ressalta Carlos Felipe de Carvalho, CEO da empresa.
Os empreendimentos citados por ele são os bairros planejados Península, Rio2, Cidade Jardim, Centro Metropolitano e Ilha Pura, que totalizam mais de 1,1 milhão de metros quadrados (m²) de paisagismo. Todos são exemplos vivos de como a empresa alia urbanismo, paisagismo, mobilidade e sustentabilidade em um estilo de vida único. De acordo com Carlos Felipe, mais que empreendimentos imobiliários, a CH entrega infraestrutura, preservação ambiental e incentivo à cultura, deixando uma marca que se traduz em qualidade de vida para milhares de pessoas. Os números expressivos demonstram um pouco da trajetória:
- 28 km de avenidas implantados;
- 360 mil m² de jardins públicos;
- 12 km de manguezais e vegetação de restinga recuperados.
Entre as realizações marcantes estão também obras como a dragagem da Lagoa da Tijuca, a construção do Parque Linear Cidade Jardim, a implantação da Trilha Ecológica Professor Luiz Emidgio e a urbanização de grandes avenidas, como a Abelardo Bueno e a Imperatriz Leopoldina. Já no campo cultural, a Carvalho Hosken patrocinou exposições de relevância internacional, apoiou por quatro anos a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) e doou mais de 100 esculturas de artistas renomados, como Franz Weissmann e Sônia Ebling, para parques, ruas e espaços públicos da Barra. Obras icônicas como a escultura União de Atletas, de Kenji Fukuda, instalada para os Jogos Pan-Americanos de 2007, reforçam o seu papel como incentivadora da arte.
“Mais que construir, a nossa premissa é desenvolver empreendimentos que tragam qualidade de vida, respeitem o meio ambiente e valorizem a cultura. Este é o compromisso que seguimos renovando a cada ano”, completa Carlos Felipe.



Publicar comentário